Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Mensagens de Inês de Castro — F. C. Xavier / Caio Ramacciotti / Inês de Castro


32


Fotos históricas

Nas páginas seguintes [268/300 no livro impresso], apresentamos algumas fotos dos locais em que os fatos reais aconteceram. n

Incluímos, também, esboço da região da foz do Rio Douro W e do Mapa de Portugal, nele situando, entre outras cidades, os locais mais significativos da vida de Inês e Pedro.

O leitor também encontrará, ao final deste capítulo, um raro documento medieval: o “fac-simile” da Declaração de Cantanhede, datado de 1360, obtido por Graça Nascimento nos arquivos da Torre do Tombo, em Portugal. Por esse ato oficial, D. Pedro I W reconhece seu casa­mento com Inês de Castro, W antes de sua decapitação, determinada por Afonso IV. W A propósito, remeto o leitor ao capítulo Inês de Castro no Reinado de D. Pedro.




Declaração de Cantanhede. W Documento datado de junho de 1360, em que o rei D. Pedro I confirma seu matrimônio com Inês de Castro em Bragança, W norte de Portugal. No detalhe o leitor pode observar o texto final do juramento de Pedro:

Juramento de El Rey Dom Pedro I

Matrimonio celebrado com Dona Ignes

De Castro em 18 de junho ano de 1398 n


.Caio Ramacciotti



[1] [Confira as imagens disponíveis em: Inês de CastroMorte de Inês de CastroTúmulo Inês de CastroVistas de MonforteCastelo de Alburquerque Marco de Canaveses] (Links externos)


[2] (Nota do organizador) 1398, segundo o calendário Juliano, W em vigor na Idade Média. Corresponde a 1360, no calendário atual, denominado gregoriano, W vigente desde o século XVI.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir