O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Momentos de ouro — Autores diversos


20

Preparação gradativa

1 Melancolia, saudade, carência afetiva, solidão, angústia: palavras-chaves que designam a dor daqueles que perderam a companhia de seres queridos, arrebatados pela desencarnação.

2 Se essa prova te senhoreia o Espírito na Terra, não configures os entes amados, transferidos para outras Dimensões da Vida, qual se fossem a vestimenta inútil confiada ao cofre de cinzas.

3 Aqueles que se desenfaixaram do envoltório físico não morreram.
Seguiram à frente, no rumo da estação a que te destinas.

4 E, na maioria dos casos, surpreenderam tantas exigências de renovação, a par de tantas maravilhas que, habitualmente, tudo fazem para que se te dilate a demora no Plano de Matéria Mais Densa, a fim de que não lhes sigas os passos, na base da inexperiência.


5 Compreendemos o pesar de tantas criaturas sensíveis e afetuosas que acalentam a ideia de deserção, quando se sentem lesadas pela falta daqueles que as precederam na morte. Entretanto, da outra margem da vida volvem os que partiram, na decisão de sustar-lhes o anseio indébito, auxiliando-as na preparação necessária perante o futuro.


6 Se te despediste de corações queridos, agora domiciliados no Mais Além, não te creias vítima de esquecimento por parte de quantos te foram no mundo âncora e bênção.

7 Prossegue oferecendo-lhes paz e amor, atendendo, quanto possível, à extensão do bem que estimariam continuar edificando em teu campo de ação. 8 E conserva a certeza de que, enquanto lhes honorificas a memória, junto dos homens, eles, igualmente, continuam realizando o máximo, em teu favor, não somente sustentando-te as forças, no dever a cumprir, como também organizando, a pouco e pouco, em ti e fora de ti, o clima adequado à vida nova, que te aguarda no Mais Além, a fim de que te ajustes com segurança às bênçãos do porvir.


Emmanuel


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir