Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Hora certa — Emmanuel


8


Tribulação e trabalho

1 Quem se refere à tribulação, nem sempre se lembra de que a nossa condição na vida física é a melhor oportunidade que a Divina Providência nos poderia conceder, com vista ao nosso próprio aperfeiçoamento para a Vida Superior.

2 Sonhas com a vitória do bem e com a luz do bem nos corações e por vezes te perdes em projetos fantasiosos para atingir a concretização dos teus melhores ideais.

3 Estacas, no entanto, à frente da carência, da dificuldade, da incompreensão e do obstáculo, recolhendo-te, em muitas ocasiões, ao medo e à inutilidade.

4 Toda sombra da tribulação, porém, se desfará ao calor do trabalho a que te dediques na Seara do Bem.

5 Argumentarás que o problema, quase sempre, é a questão do pouco de que dispões no mundo para alcançar o que desejas.


6 Faça-se, no entanto, em nós, o espírito de aceitação e o trabalho, gradativamente, nos conferirá os recursos de que careçamos para servir.

7 Se não possuis apoio suficiente em matéria amoedada para colaborar na beneficência, trazes contigo a possibilidade de transmitir aos companheiros o bom-ânimo e o otimismo de que se mostrem necessitados para o desdobramento das boas obras.

8 Se não contas com a equipe familiar que aspirarias a usufruir para atingir os fins a que te propões, tens a família maior da comunidade, em geral, na qual sobram os necessitados de paz e consolação, aos quais poderás estender a tua mensagem de esperança.

9 Em qualquer parte, onde te consagres ao trabalho, consegues esquecer ou liquidar a tribulação para que obtenhas os maiores valores da vida, capacitando-te para distribuir tranquilidade e coragem, alegria e renovação aos que te cercam.


10 Em suma, usa hoje o pouco que manténs na obscuridade, em tuas mãos, cedendo o melhor de ti em auxílio aos outros, e, desde que perseveres, trabalhando e servindo, é possível que os teus caminhos, em futuro próximo, se destaquem, irradiando socorro e alegria, paz e luz.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir