Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Fé e vida — Autores diversos


Capítulo 27


Convidados difíceis

1 A caridade, em algumas ocasiões, encontra problemas aparentemente contraditórios.

2 Aparecem os irmãos necessitados, diante dos recursos assistenciais que se lhes reserva; e o júbilo da gratidão lhes brilha no olhar, a iluminar-lhes a face antes pálida e triste.

3 Entretanto, para logo se destaca o grupo dos insatisfeitos.

4 Muitas vezes se aproximam dos amigos que lhes entregam o carinho materializado da beneficência e reclamam com azedume.

5 Habitualmente, afirmam-se lesados na expectativa que mantinham acerca das doações que recolhem.

6 Desejariam obter os recursos que não lhes foram doados.

7 Referem-se a privações ocultas.

8 Relacionam as doenças de que se acreditam portadores.

9 Quereriam mais dinheiro e mais facilidades, além dos benefícios que lhes são oferecidos e, em muitos casos, se desmandam em acusações gratuitas e indiretas.

10 Se integras essa ou aquela equipe de assistência aos irmãos em penúria e se te vês à frente desses companheiros inconformados, silencia, sempre que lhes não possas atender as exigências.

11 Sobretudo, não lhes reproves a dor.

12 Quase todos esses amigos que descambam para a queixa indébita são nossos associados de existências do pretérito que se transviaram, um dia, nos abusos da finança e do poder.

13 Menosprezando os valores que a vida lhes confiou, ignoram presentemente como aceitar a carência e a provação.

14 Não lhes acolhas as lamentações no vinagre da crítica. Ao invés disso, escuta-lhes as referências descabidas com serenidade e entendimento. 15 São todos eles herdeiros de Deus, tanto quanto nós, e convidados de Cristo, para o banquete da beneficência, do qual te fazes servidor. 16 Junto deles, nossos irmãos descontentes, é que descobrimos, com mais segurança, o ensejo de aprender como entesourar as forças da humildade e a maneira mais fácil de acender, em nosso próprio espírito, a luz da abnegação.


Emmanuel



(Grupo Espírita da Prece, Uberaba (MG), 17 de junho de 1983)


.

Abrir