Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Família — Autores diversos


24


Luz e bênção

1 Nos marcos mais simples da própria senda, encontrarás a caridade por ingrediente insubstituível em todos os processos da evolução.

2 Luz da vida, em todos os campos do Universo é a essência da natureza.

3 Bênção de Deus em toda parte, é invisível brasão celeste enriquecendo a pobreza humana.

4 Sem a caridade da Terra que se deixa ferir, ninguém recolheria o concurso do pão.

5 Sem a caridade da fonte que suporta a secura, o solo pareceria incessante deserto.

6 Sem a caridade do lar, a civilização resultaria impossível.

7 Sem a caridade da escola, rugiria o mundo em perpétua barbárie.

8 Em todos os lugares, vemos a sublime virtude a fulgir no trabalho que assegura o progresso, na ciência que instrui, na solidariedade que garante o equilíbrio e na religião que plasma caminhos ao pensamento.

9 Seja onde for e com quem for, entre amigos e adversários, ou entre justos e injustos, deixa que a caridade se te exteriorize do próprio ser, à maneira de mensagem permanente de teu amor, endereçado a todas as criaturas.

10 Não acredites que a tua palavra possa auxiliar sem ela, nem admitas que o teu ouro consiga amparar alguém sem que o seles na bênção de sua luz.

11 Deus, cada dia, acendendo, por suas leis, o fulcro solar que nos revigora, é a caridade que nunca cessa, e a caridade que possas fazer, elevando e compreendendo, perdoando e amando aos outros, será hoje e sempre a luz inestancável que, a nascer de ti mesmo, traçar-te-á, sem sombra, a ascensão para os Céus.


Emmanuel


.

Abrir