Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Escrínio de luz — Emmanuel


55


Recorda e serve

1 A vida é movimento de doação incessante do Criador às criaturas, solicitando o respectivo aproveitamento de cada ser no momento justo.

2 Mas toda vez que a criatura falha à frente da Confiança Divina, ei-la carreando consigo própria a aflição dos talentos frustrados, à procura de socorro e de reajuste.

3 Para clarear-nos a afirmativa, anotemos alguns quadros simples da natureza…

4 A enxada entregue à preguiça, cedo desfaz-se pela humilhação da ferrugem, tanto quanto o poço que a ninguém aproveita se transforma fatalmente em repositório de líquido intoxicado.

5 A lavoura relegada pela displicência do semeados às pragas que insultam a plantação, perde a bênção da colheita, do mesmo modo que o instrumento primoroso, confiado ao malfeitor que o desfigura, não mais corresponde totalmente ao toque do artista.

6 Não olvides que todos o recursos da vida pedem imediata mobilização para o bem.

7 Cada dia é uma porta de trabalho e de amor que podes atravessar no rumo das imperecíveis conquistas da alma, possibilitando-te as mais belas realizações para a vida eterna; e cada criatura irmã do caminho, por mais desagradável à vista, é oportunidade de acesso a comunhão com a Vida Superior, facultando o ensejo santo de exercer a bondade e o entendimento, o auxílio, e a tolerância.

8 Não te percas na ociosidade que te cristaliza os enganos ou no pessimismo que te atrasa o relógio da evolução.

9 Na mocidade ou na madureza, na alegria ou na dor, na facilidade ou no impedimento, não menosprezes os talentos do trabalho que o Senhor te guardou no coração e nos braços, para que a tua esperança não desfaleça…

10 Não te acomodes com a tristeza, nem te aconselhes com a inércia. Além da muralha física, outras rotas se te desdobrarão aos anseios e além da sombra de agora, encontrarás outra Luz que te converterá os talentos bem aplicados na Terra, em riquezas incorruptíveis que se te incorporarão ao Espírito triunfante na plena ascensão aos Céus.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir