Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Entender conversando — Emmanuel


Notas

Primeira entrevista, concedida ao repórter Airton Guimarães, para o jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, MG, que constituiu a 3ª e 4ª partes de uma longa e minuciosa reportagem, distribuída nas edições de 8, 9, 10 e 12/7/1980, intitulada “Chico Xavier, um homem chamado Amor”, que focalizou, com dezenas de fotos, todo o trabalho espiritual e assistencial realizado nos fins-de-semana no Grupo Espírita da Prece e na Vila do Pássaro Preto, em Uberaba, Minas.


Escrituras de direitos autorais — Os textos destas escrituras foram publicados, na íntegra, no Cap. 16 do livro Encontros no Tempo (Francisco C. Xavier, Espíritos Diversos, Hércio M.C. Arantes, IDE, Araras, SP.)


Sou um médium comum, falível como qualquer outro — Com este subtítulo, foi publicada a 2ª Parte da entrevista (última parte da reportagem) na edição de 12/7/1980 do prestigioso jornal belo-horizontino Estado de Minas.


Segunda entrevista, concedida ao repórter João Luís Andrade Teixeira, para o jornal “O Regional”, de Mogi Mirim, SP, fazendo parte de longa reportagem sobre o trabalho do Grupo Espírita da Prece, de Uberaba, MG, que ocupou toda a página 5, da sua edição de 4/01/1981, sob o título “Chico Xavier fala à Mogi Mirim”.


Juca Andrade — “José Antônio Andrade Júnior (“seu” Juca) nasceu em Santo Antônio de Posse, SP, a 5/02/1895 e desencarnou a 19/07/1978, na cidade de Mogi Mirim, SP, com 83 anos de idade. Em sua terra natal, casou-se com D. Carmela de Souza Janini, que foi fiel e devotada companheira em seus ideais cristãos de amor ao próximo. Com ela constituiu numerosa família. Em Mogi Mirim, para onde se transferiu mais tarde, passando a maior parte de sua existência, cumpriu uma das mais belas etapas de trabalho probo e edificante, buscando amenizar o sofrimento dos mais necessitados, com sua ajuda material e espiritual. Fundou a Associação Espírita “Jesus e Caridade”; o conjunto de casas da Vila Paim, cedidas aos mais necessitados; e o Albergue Noturno, que hoje acolhe a velhice desamparada. Ajudou também na fundação e manutenção do Lar Espírita “Maria de Nazareth”, que abriga crianças excepcionais. Médium passista, atendia com dedicação e desvelo os que buscavam um lenitivo para os seus sofrimentos físicos e espirituais. Ele próprio, não medindo sacrifícios, percorria, a qualquer hora do dia ou da noite, regiões inteiras, num labor árduo e constante, para levar aos lares, onde a dor reinava, o seu passe portador da esperança salvadora, pois curou muita gente pela graça divina. Juca Andrade alegrou o Natal de milhares de pessoas durante anos a fio, distribuindo gêneros alimentícios. Sua caridade foi feita com amor, cultivando os mais belos frutos de espiritualidade na seara de Jesus.” — Melania de Azevedo Leite Hortêncio. Mogi Mirim, 12/01/1983.


Terceira entrevista — Transcrita do jornal “O Espírita Fluminense”, Rua dos Inválidos, 182. Rio de Janeiro, RJ, edições de maio/junho; julho/outubro e novembro/dezembro de 1979.


Quarta entrevista — Entrevista concedida ao jornalista e radialista Tharsis Bastos de Barros, para um Programa comemorativo dos 50 anos de atividades mediúnicas ininterruptas de Francisco C. Xavier, intitulado: “Especial com Chico Xavier”, e levado ao ar pela Rádio Sete Colinas, de Uberaba, MG, em fins de julho de 1977. A gravação, em fita, desta entrevista, chegou-nos às mãos pela gentileza da mãe do entrevistador, Sra. Wilma Sônia Yenne Bastos, residente em Uberaba.


Quinta entrevista — Programa “Sexta-Super” da TV Globo, Rio de Janeiro, RJ, levado ao ar na noite de 23/5/1980, sob a direção de Augusto César Vannucci e com o nome de “Chico Xavier Especial”. Transcrito do Anuário Espírita 1981, Ed. IDE, Araras, SP, pp. 142/150.


Trecho da mensagem de Laurinho, psicografada pelo médium Chico Xavier, em reunião pública de 16/7/1977, e publicada no livro Gaveta de Esperança, Priscilla P. S. Basile, F. C. Xavier, Espírito de Laurinho, IDE, Araras, SP, 2ª ed., 1981, Cap. 4 — Nota do organizador.


O regresso do filho de Nair Bello— O médium Francisco C. Xavier psicografou a primeira mensagem do Espírito de Manoel Francisco Neto, em reunião pública do Grupo Espírita da Prece, Uberaba, Minas, na noite de 3/6/1977 (Anuário Espírita 1980, IDE, Araras, SP, p. 81 e Correio do Além, CEU, São Paulo, SP, Cap. 11 ). — Nota do organizador.


Sexta entrevista — Entrevista concedida pelo Espírito Emmanuel ao Dr. Lauro Michielin, de Araras, SP, em 1950, na cidade de Pedro Leopoldo, MG, pela psicografia de Francisco C. Xavier. Dr. Lauro, primeiro diretor do Anuário Espírita e autor do livro Meditações (Ed. IDE, Araras, SP.), desencarnou em 1975, e sua esposa, Dra. Aparecida C. Michielin vinha guardando, carinhosamente, as páginas psicografadas desta entrevista, que agora divulgamos.


Sétima entrevista — Transcrito do SEI — Serviço Espírita de Informações, Rio de Janeiro, RJ, 1,0/3/1980, nº 622.


Oitava entrevista — Reportagem-entrevista do Programa “Fantástico” da TV Globo, Rio de Janeiro, RJ, levado ao vídeo na noite de 13/5/1979. Transcrita do Anuário Espírita 1980, IDE, Araras, SP, pp. 105/110.


Livros publicados — Até o momento, novembro/1983, foram lançados 230 livros psicografados por Chico Xavier. — Nota do organizador.


Nona entrevista — Entrevista concedida a Carlos A. Baccelli para o jornal Lavoura e Comércio, Uberaba, MG, publicada sob o título “Chico Xavier fala sobre o Prêmio Nobel da Paz”, na edição nº 20.525, de 06/3/1980.


Décima entrevista — Entrevista concedida a Ivandel Godinho, revista Manchete, Rio de Janeiro, RJ, 16/5/1981.


Décima primeira entrevista — Entrevista ao jornal Unificação, São Paulo, SP, novembro/1981.


O Resumo das Obras Psicografadas por Francisco Cândido Xavier, que apresenta um resumo técnico dos primeiros 183 livros recebidos pelo médium, em quatro idiomas: português, norueguês, inglês e francês, foi organizado e lançado pela Comissão Nacional Pró-Indicação de Francisco Cândido Xavier ao Prêmio Nobel da Paz, Rua Álvares Machado, 22 — 14º andar, São Paulo, SP, em 1981. — Nota do organizador.


Décima segunda entrevista — Entrevista realizada por Carlos A. Baccelli e publicada, na íntegra, pelo jornal uberabense Lavoura e Comércio, edição de 28/10/1981, n.° 21.023, sob o título “Ouvindo Chico Xavier em entrevista”.


Décima terceira entrevista — Transcrição parcial da reportagem-entrevista de Hércio Marcos Cintra Arantes, Anuário Espírita 1981, Ed. IDE, Araras, SP, intitulada: “Chico Xavier e a médium pintora falam sobre os recentes quadros de Emmanuel e Meimei”.


Décima quarta entrevista — Entrevista concedida a Carlos A. Baccelli e publicada no jornal A Flama Espírita, Uberaba, MG, nº 2.481, 21/02/1981, sob o título “Chico Xavier fala sobre a arte espírita”.


Décima quinta entrevista — Entrevista concedida à repórter Tereza Goulart, revista Manchete, Rio de Janeiro, RJ, nº 1.572, 05/6/1982.


Décima sexta entrevista — Entrevista concedida ao repórter Maurílio Lemes, jornal Diário da Manhã (Goiânia, GO, 15112/1982, p. 19), intitulada “Encontro depois da Morte”, quando da visita fraterna do médium Chico Xavier aos hansenianos internados na Colônia Santa Marta, da capital goiana, no dia 14/12/1982.


Décima sétima entrevista — Entrevista concedida a Leidi Pinheiro, para o jornal Folha de Londrina, de Londrina, Paraná, que foi incluída numa reportagem descritiva do trabalho doutrinário-assistencial realizado em todos os fins-de-semana pelo Grupo Espírita da Prece, de Uberaba, Minas, em sua edição de 05/06/1983, pág. 17.


Décima oitava entrevista — Entrevista concedida ao jornalista Luiz Costa Filho, em 28/4/83, e publicada no Jornal de Higienópolis, São Paulo, SP, Ano I, nº 11, 1ª quinzena de junho de 1983, pág. 5, sob o título “A palavra de Chico Xavier”.


Décima nona entrevista — Entrevista concedida ao confrade Aldo Aguilar Bianco, em Uberaba, a 8/8/1983, e publicada no Boletim da Feira do Livro Espírita, nº 4 setembro de 1983, São Carlos, SP, sob o título: “Chico Xavier responde ao Boletim da FLE”.


Vigésima entrevista — Entrevista concedida pelo médium Francisco Cândido Xavier ao repórter da Rede Manchete, do Rio de Janeiro, RJ, e incluída no Especial “Chico Xavier, um Caminho de Luz”, levado ao vídeo na noite de 27/8/1983. Transcrita do Anuário Espírita 1984, p. 145.


Vigésima primeira entrevista — Entrevista concedida à apresentadora Xênia, no Centro Espírita União, de São Paulo, SP, na noite de 05/10/1983, para o Programa TV Mulher, da Rede Globo, e levada ao vídeo nas manhãs de 13 e 14/10/1983.


Sobre bebê de proveta — Ver Chico Xavier no Pinga Fogo, EDICEL, São Paulo, SP, p. 55. — Nota do organizador.


Vigésima segunda entrevista — Entrevista concedida a Otto Villares e publicada no jornal Palavra, de 16/10/1983, Ano I, nº 3, Juiz de Fora, MG, sob o título “Entrevistando Chico Xavier/Emmanuel — ‘A Espiritualidade está em qualquer partícula da vida’.” Transcrita pela revista espírita mensal O Médium, também de Juiz de Fora, em sua edição de 10/1983, nº 512.


O caso Karen Ann — Trata-se, evidentemente, do famoso caso da jovem norte-americana Karen Ann, que se encontra em coma desde 14/4/1975. Atendendo pedido de seus pais, o Supremo Tribunal de Nova Jersey autorizou, em 31/3/1976, o desligamento do sistema de respiração artificial que a mantinha viva. Mas, para surpresa de todos, tal desligamento não provocou a sua morte, pois seus pulmões voltaram a funcionar normalmente, embora Karen continuasse em coma. — Nota do organizador.


FIM


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir