Bible of the WayBíblia do Caminho  † Xavierian TestamentTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Cura — Autores diversos

 

16

 

Intelectualismo

(A base religiosa)  n

Nos tempos modernos, mentalidades existem que pugnam pelo desaparecimento das noções religiosas do coração dos homens, saturadas do cientificismo do século e trabalhadas por ideias excêntricas, sem perceberem as graves responsabilidades dos seus labores intelectuais, porquanto hão de colher o fruto amargo das sementes que plantaram nas almas jovens e indecisas.

Pede-se uma educação sem Deus, o aniquilamento da fé, o afastamento da esperança numa outra vida, a morte da crença nos poderes de uma providência estranha aos homens.

Essa tarefa é inútil.

Os que se abalançam a sugerir semelhantes empresas podem ser dignos de respeito e admiração, mas assemelham-se a alguém que tivesse a fortuna de obter um oásis entre imensos desertos. Confortados e satisfeitos na sua felicidade ocasional, não veem as caravanas inumeráveis de infelizes transitando sobre as areias ardentes.

 

.Emmanuel

 


[1] O título entre parênteses é o mesmo da mensagem original, o item 2 aqui republicado intitula-se O tóxico do intelectualismo e seu conteúdo, diferindo nas palavras marcadas, é apenas pequena parte de uma mensagem publicada originalmente em 1937 pela FEB e é a 4.ª lição do livro “Emmanuel

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

 

.

D
W