Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Confia e serve — Autores diversos — F. C. Xavier / Carlos A. Baccelli


15


Confrontos

1 Todos admiramos as demonstrações esportivas que reúnem multidões a fim de apreciá-las, no entanto, seria muito importante que esses encontros e campeonatos fossem igualmente efetuados no campo do Espírito.

2 Aplaudimos os corredores, entretanto seria de muito valor atribuir prêmios aos operários que chegassem mais cedo para o trabalho.

3 Temos os alpinistas que galgam picos de enorme elevação com paciência e cuidado, mas deveríamos destacar os companheiros que escalam, em silêncio, altos montes de dificuldades e tribulações sem incomodarem a ninguém.

4 Dedicamos respeitoso apreço aos campeões de natação, todavia, seria justo homenagearmos os irmãos que bracejam no suor do dia a dia nos serviços que redundam em auxílio à comunidade.

5 Muitos companheiros conquistam merecidos destaques no halterofilismo, entretanto, nos cabe lembrar os homens ativos e decididos que carregam pesos enormes, garantindo o êxito nas construções.

6 Aviadores eméritos ganham preciosas medalhas pelas imensas alturas que atingem, mas, não nos será lícito esquecer os amigos que vencem a solidão e o sacrifício, elevando-se a grandes eminências da fé em Deus e em si mesmos para nos transmitirem a luz da vida interior que nos faz melhores e, sobretudo, mais humanos.

7 Em suma, será providência das mais compreensivas, prestigiar o esforço de quantos se empenham às tarefas de aperfeiçoamento da vida física, no entanto, esses empreendimentos seriam mais louváveis se também estimulassem os valores do Espírito.


Emmanuel



(Psicografada por Francisco C. Xavier)

(Anuário Espírita 1989)


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir