Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Caminho espírita — Autores diversos


5


Não te impacientes

1 A Paternidade Divina é amor e justiça para todas as criaturas.

2 Quando os problemas do mundo te afogueiam a alma, não abras o coração à impaciência, que ela é capaz de arruinar-te a confiança.

3 Quantos perderam as melhores oportunidades da reencarnação, unicamente por se haverem abraçado com o desespero!

4 A impaciência é comparável à força negativa que, muitas vezes, inclina o enfermo para a morte, justamente no dia em que o organismo entra em recuperação para a cura.

5 Se queres o fruto, não despetales a flor.

6 Nas situações embaraçosas, medita caridosamente nos empeços que lhe deram origem:

  7 Se um irmão faltou ao dever, reflete nas dificuldades que se interpuseram entre ele e os compromissos assumidos.

  8 Se alguém te nega um favor, não te acolhas a desânimo ou frustração, de vez que, enquanto não chegarmos ao Plano da Luz Divina, nem sempre nos será possível conhecer, de antemão, tudo o de bom ou de mal que poderá sobrevir daquilo que nós pedimos.


9 Não te irrites diante de qualquer obstáculo, porquanto reclamações ou censuras servirão apenas para torná-los maiores.

10 Quase sempre a longa expectativa, em torno de certas concessões que disputamos, não é senão o amadurecimento do assunto para que não falhem minudências importantes. 11 Não queremos dizer que será mais justo te acomodes à inércia. Desejamos asseverar que impaciência é precipitação e precipitação redunda em violência.

12 Para muitos, a serenidade é a preguiça vestida de belas palavras. 13 Os que vivem, porém, acordados para as responsabilidades que lhes são próprias sabem que paciência é esperança operosa: recebem obstáculos por ocasiões de trabalho e provações por ensinamentos.

14 Aguarda o melhor da vida, oferecendo à vida o melhor que puderes.

15 O lavrador fiel ao serviço espera a colheita, zelando a plantação.

16 A casa nasce dos alicerces, mas, para completar-se pede atividades e esforços de acabamento.


17 Não te irrites. Quem trabalha pode contar com o tempo.

18 Se a crise sobrevém na obra a que te consagras, pede a Deus não apenas te abençoe a realização em andamento, mas também a força precisa para que saibas compreender e servir, suportar e esperar.


.Emmanuel



Essa mensagem foi publicada respectivamente em janeiro de 1967 pela editora FEB (11/01/1967) e pela editora CEC (02/01/1967) sendo a 29ª do livro: “Encontro Marcado”.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir