Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


26


Retorno ao campo doméstico

03/11/1949


1 Meu caro filho, Deus abençoe a vocês, multiplicando-lhes os recursos da saúde e do bom-ânimo.

Felizmente, o retorno ao campo doméstico foi iniciado com a sua vinda e creio que o reajustamento nos fluidos de casa lhe restituirá mais apressadamente o equilíbrio orgânico.

2 A mudança da região foi muito brusca. Enquanto a viagem se verifica através de ambientes que constituam prosseguimento das linhas evolutivas em que vivemos comumente, não há diferenciações de vulto nos padrões vibracionais, entretanto, a cidade visitada é muito diversa em sua estruturação psíquica. Não só os fatores de alimentação, de abalar qualquer um, devem ser levados em conta, mas também os elementos espirituais da zona em que nos demoramos durante alguns dias.

3 O corpo se nutre de recursos do solo, mas a alma ingere também as forças do ambiente. Daí as anomalias experimentadas. Graças ao divino Médico, porém, você, Maria e Wanda apresentam apreciáveis melhoras. O seu regime alimentar por uma semana deve ser metódico, isto é, de pratos simples, sem novidades, sendo aconselhável que o azeite doce seja usado na porção de uma colher de sopa à primeira refeição do dia. Através da água fluidificada, você está recebendo igualmente recursos valiosos e caso persistam os sintomas de desarmonia intestinal use Chamomila V. 5ª e Bismuthum de hoje a dois dias, durante cinco dias. Sobrevindo, porém, as melhoras positivas que esperamos, não há necessidade de semelhante medicação.

4 Meu tempo de afastamento das obrigações a que me impus terminou também hoje, todavia, conto com as energias do lar em favor de sua restauração geral e, sempre que oportuno, lembre-se de mim, porque pela sintonia mental percebo os seus chamamentos.

5 Por falar em comunicações, peço seja você o intérprete de minhas felicitações à Wanda e ao Roberto pela passagem, dos queridos manos, do aniversário natalício neste mês de novembro. Desejo aos netos muita saúde, luz e paz, com progresso incessante na sementeira do bem e do conhecimento.

6 Volto igualmente sob forte impressão do trabalho espiritual a que a realidade do Brasil e do mundo nos constrange. A grande metrópole que visitamos é um verdadeiro arsenal religioso. Você viu apenas o ângulo físico do assunto. O ambiente em si representa um campo enorme de cristalização das ideias medievais. Grandes Espíritos ali se encontram reencarnados para serviços urgentes e eficientes de elevação, contudo, deram-me a ideia de grandes prisioneiros num palácio de ouro. Precisam efetivamente sair à contemplação de horizontes mais largos que lhes anule a noção ruinosa de preconceito e à composição dogmática dos círculos mentais que lhes são peculiares, contudo, não possuem chave para a retirada. Estão entediados da riqueza inerte, das visões sucessivas de dourada pintura, mas não se animam a usar os recursos de libertação do pensamento cativo às fórmulas.

7 Além dos temores congênitos que lhes são inerentes, sofrem a pressão de milhares de entidades em agrupamento compacto a persistirem de relógio atrasado nos caminhos da evolução. Encontrei criaturas estacionadas por lá com mais de duzentos anos de desencarnação, sem regresso à escola carnal. Senhores da aristocracia luso-brasileira, aventureiros, sacerdotes, escravos e outras classes de sofredores inconscientes ali se aglomeram em multidões. Eu não sei se no país existe outra população espiritual tão densa de refratários à iluminação de ordem superior ou de retardatários do progresso íntimo! Estimaria saber, porém, acredito que estivemos na esfera máxima de cristalização idealística do berço pátrio a que nos ajustamos neste século. 8 Consola-nos, todavia, a certeza de que há um núcleo avançado de eclesiásticos libertos da sombra e prósperos na sabedoria, atuando sobre a massa tanto quanto o levedo no pão destinado à mesa de ordem material. São grandes interessados no florescimento de uma luz nova que ajude a quebrar as anomalias escuras do obscurantismo espiritual a que o povo generoso e bom se confina, no entanto, é imprescindível que o martelo do tempo trabalhe ainda muitos espíritos da posição de Vieira  †  e outros, que procuram abrir brechas no castelo de sombras para salvar centenas de preciosos valores ali adormecidos, mas, sem esforço, sem paciência e sem esperança não podem agir com segurança e proveito. 9 Serão necessárias ainda várias expedições de trabalhadores devotados à caridade e à luz, que se materializem para servir à causa do Evangelho, por intermédio da reencarnação. O remédio naquele enorme setor de nossa vida coletiva há de ser ministrado de dentro para fora, porque não se mostra inclinado a “importar” princípios redentores habilitados a funcionar de fora para dentro, senão talvez de agora e muitos anos para a frente. n

10 Aguardemos, todavia, a manifestação dos Planos mais altos. Quando a vontade do Senhor delibera, tudo pode ser refundido em tempo mínimo. Creia, apesar disso, que as minhas impressões da sementeira a realizar ser-me-iam inquietantes se eu já não possuísse problemas suficientes à frente de mim mesmo.

11 Comoveu-me a nossa conversação em casa, no Rio. Lamentável não haja calor na “terra” para a recepção das sementes de que você sempre se faz carinhoso portador. Quando o solo é frio, os grãos se demoram em processo de germinação muito lenta, com grande perda de energia e de tempo. De qualquer modo, uma porta se abriu e enviaremos algumas indicações para a sua mãe, n que não passa tão bem quanto parece. Há um certo esmorecimento em seu sistema circulatório. Não vale cogitarmos do assunto, senão de coração a coração, porque as demais em Botafogo não entenderiam e a questão se revelaria mais complexa e menos acessível ao meu próprio concurso. Desejo que ela não “venha” agora e tudo farei por prolongar-lhe o tempo no “círculo”. É melhor que assim seja, porque em nossa esfera de ação esperamos por bênçãos e oportunidades em todos os instantes da experiência no corpo. Confiarei em nosso divino Médico.

12 O receitista fará indicações atendendo-me à solicitação. Você fará a remessa de modo vago, porque será melhor e mais acertado. Cada realização tem a sua hora em nosso relógio particular quando não podemos acertar os nossos ponteiros pelo cronômetro da Vontade Divina.

Boa noite para você. Descanse e medique-se com dedicação. A saúde do vaso representa muito para a essência. Que Jesus nos abençoe e fortaleça é o desejo muito sincero do papai e amigo de sempre,


A. .Joviano



Notas da organizadora:

[1] Sobre a viagem realizada à Bahia, há uma interessante referência de Emmanuel feita à época e que se encontra na mensagem intitulada “Recordações”, do livro Deus conosco, à página 478 de sua terceira edição (VINHA DE LUZ, 2010).


[2] Em referindo-se a Francisca da Rocha, minha avó paterna.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir