Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


15


Nosso pensamento mais destacado pertence ao Roberto

20/07/1949


1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, conferindo-lhes muita paz aos corações.

Hoje, sem dúvida, nosso pensamento mais destacado pertence ao Roberto, que volta ao ninho doméstico, refazendo energias. Tenho justificado orgulho de avô em lhe reconhecendo os esforços no campo operatório do futuro, graças a Deus, identificando-lhe as diretrizes nobres de moço alicerçado em princípios edificantes, que vem sabendo aliar as exigências do trabalho aos impositivos e trago-lhe, através do lápis, o meu reconhecimento pela tranquilidade que me inspira e as minhas satisfações pelos trabalhos que vai realizando a benefício do porvir.

2 Indiscutivelmente, a mocidade pode muito. Cabe-lhe a missão de construir na Esfera material com o entusiasmo, com a determinação e com a força. Todavia, é muito raro observarmos a juventude bem conduzida. Quase sempre, os mais moços menosprezam, direta ou indiretamente, a experiência dos mais velhos para enfrentarem posições ruinosas e difíceis que a prudência e a confiança, em tempo adequado, conseguiriam evitar. Por isso, o jovem que aprende a pensar e a ponderar, qual Roberto, merece especial carinho por parte dos que o amam.

3 Surpreendo em você, meu caro neto, a esta altura da tarefa, uma certa fadiga dos afazeres estudantis. O serviço ativo convida-lhe o coração à diligência. Você estimaria reter mais tempo e liberdade para cogitar das próprias edificações, segundo os conhecimentos que já possui. Entretanto, peço-lhe guardar o incentivo de sempre, a fim de que possamos terminar a conquista do título profissional que vem esperando. O título do trabalho é uma coroa. Muitos não lhe reconhecem o valor para a obra do engrandecimento muito próprio, mas com você o problema será diferente. Diariamente, lembro a sua boa vontade em minhas orações e peço aos nossos amigos, que caminham na vanguarda, estimularem o seu espírito de serviço e a sua dedicação ao ideal escolhido. E você dispõe de muitos companheiros devotados ao seu bem-estar e ao seu justo êxito, desejosos de lhe contemplarem o triunfo. Possuímos vasto programa de trabalho construtivo a executar.

4 Cada homem é uma unidade viva no organismo vivo do mundo. E quando esse homem se aprimora, e se dirige orientado no bem de todos, passa a enquadrar-se no pensamento direto da vida. Assim, meu caro Roberto, esperamos de você esse continuísmo de esforço robusto para a travessia de todos os obstáculos no rumo da meta que almejamos. 5 Todos nós, tanto aí quanto aqui, temos um dever primordial que não podemos esquecer sem dano grave: a obrigação de superarmos pela lealdade ao trabalho comum que torna a existência digna de ser vivida, onde nos encontramos. Nesse sentido, conto com o seu devotamento ao inteiro traçado para o seu porvir, olvidando quaisquer impedimentos de natureza física. 6 A ideia de vencer é o maior remédio contra o instinto de perder. Não permita que pensamentos alusivos a inibições orgânicas se introduzam em suas atividades espirituais. O serviço a fazer, os ideais de homem de bem que você já consolidou no íntimo, os propósitos enobrecedores de rapaz cristão que já enfatizou em sua imaginação bem governada, permanecem nas linhas mais importantes da luta. 7 Entre aquilo que o corpo de carne é, e o que nossa alma pretende, há, de vez em quando, notáveis diferenças. O corpo é uma entidade que estamos usando e sobre a qual devemos cultivar justo e construtivo domínio. Não tema, pois, o futuro.

8 Gastemos sensatamente os recursos que o Senhor nos confia e novas quotas de suprimento nos virão dele para que alcancemos nossos objetivos finais.

9 Louvo o interesse que você tem revelado no culto ao dever cumprido e formulo votos para que a sua ação pessoal, no estabelecimento em que presentemente se situa, prossiga brilhante e animadora, encorajando-nos os corações que não o esquecem. O vovô continua ao seu lado e ao lado de Wanda, não obstante parecer agora mais silencioso. Acontece que vocês cresceram no conhecimento e não estimariam a nossa conduta, na hipótese de interpretarmos vocês dois à conta de crianças indefinidamente. Guardam ambos elevados padrões para raciocinar e agir, crescer e avançar e, marchando com passo tão acertado, quanto se verifica, prefiro orgulhar-me de tê-los no coração, em silêncio. Creiam, porém, que o meu carinho e cuidado são os mesmos da primeira hora. Flores de nosso jardim, vocês viverão, e para sempre, em minha ternura.

10 Com relação ao caso da tiroide, não há necessidade de preocupação. Os medicamentos em uso se dirigem para a recalcificação geral e para o reequilíbrio do sistema nervoso, todavia, mais tarde, isto é, de agora a algumas semanas, o nosso clínico formulará novas indicações, incluindo a tiroide em sua zona de observação mais imediata. Aguardemos. Aproveite estes dias e descanse. Você estava realmente precisando de algumas horas em casa. Conto em que regressará refeito e contente ao campo de ação preparatória. Acredite que são raros os dias em que não vou vê-lo pessoalmente. E a minha alegria é muito sincera identificando-lhe, em todas as circunstâncias, o profundo desejo de acertar.

11 Quanto a você, meu caro Rômulo, os passes foram efetivamente milagrosos e podemos nos exprimir assim. Se você não tivesse coragem de lutar contra o resfriado insistente e contra as forças desintegrantes da “gripe”, admito que o tratamento geral ser-lhe-ia longo e laborioso. Mas você está, por felicidade, aprendendo conosco que somente aquele que se renova em espírito consegue realmente viver. 12 A maioria das criaturas se arrasta ao invés de caminhar, porque opta pelos princípios de derrota e acaba naturalmente derrotada. As abelhas, habitualmente, morrem trabalhando. Essa é uma das mais formosas lições da natureza. Mais vale não acreditar em cansaço ou doença que sucumbirmos, antes da hora, com receios de fantasmas que só se corporificam mediante o nosso próprio concurso. 13 Continue na homeopatia e sigamos. A receita que você combinou foi bem inspirada por nossa contribuição. O Lachesis não deve ser esquecido em nosso orçamento de restauração. Graças a Deus, você tem sabido lutar.

14 Relativamente à Maria, estamos colaborando com os recursos medicamentosos através de passes. Tudo vai muito bem em seu setor de harmonia orgânica geral. Jesus fortaleça a vocês sempre mais intensamente para que cada dia lhes seja portador de renovadas bênçãos.

15 Rogo lhes darem ao papel adquirido a mesma forma estabelecida para o “Alvorada cristã”. Se o Mestre permitir, começarei o nosso novo trabalho na próxima segunda-feira ou depois.

Boa noite para vocês todos. Muita alegria no coração de nós todos, aliada ao bom-ânimo com que devemos receber todas as lições, é o que pede ao Céu o papai e vovô muito amigo de sempre,


A. .Joviano


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir