Bible of the WayBíblia do Caminho  † Xavierian TestamentTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros ©

 

9

 

O mecanismo sábio da Justiça Celeste

18/05/1949

 

1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês cada vez mais, conferindo-lhes muita paz e alegria aos corações.

Dentro de nossos entendimentos habituais, meu caro Rômulo, quero dizer-lhe que senti a sua necessidade de minha companhia espiritual para resolvermos o pequeno problema. 2 Diante das autoridades científicas da atualidade, processam-se grandes movimentos de juízo espiritual. Ninguém suponha que o julgamento das criaturas se efetue exclusivamente à distância do círculo dos encarnados. Cada pessoa passa frequentemente por serviços dessa natureza sem perceber.

3 Sobre médicos menos preparados à missão recebida, outros missionários mais altos da medicina funcionam ativamente. Acima de funcionários menos adequados ao mandato que lhes assinala os compromissos, outros funcionários da luz divina orientam os assuntos. 4 Em tudo persiste o mecanismo sábio da Justiça Celeste. Em aceitar-lhe os desígnios com serenidade e compreensão fundamenta-se grande parte de nossa vitória nas obrigações esposadas. Há raros olhos para a leitura dos desenhos vivos do cosmo orgânico e raros profissionais da medicina conscientes dos próprios deveres, mas através dessa instrumentalidade imperfeita se exterioriza uma sabedoria perfeita e santificada. 5 Há muita gente na Terra em regime de sanção espiritual. Tratam-se de quantos começaram uma tarefa e a comprometem com prejuízo geral. Antigamente, supúnhamos que o mau servidor devesse aguardar o sepulcro para ser devidamente examinado. Mas não é bem assim. A obra de Jesus na Terra não se desdobra à revelia dele. Poderes de observação minuciosa expressam-se em todos os ângulos do serviço. Há “tuberculoses”, “anginas”, “diabetes” e “neuroses” doadas a inteligências rigorosamente sadias em corpos sadios. Doadas ou impostas. Os interessados recebem a prebenda por intermédio de sentenças médicas aparentemente impensadas e ambientam-na em si mesmos na intimidade da carne, dos nervos, das forças gerais. Operam à maneira dos antigos alunos do curso primário, colorindo imagens vagamente debuxadas. A mente recebe a ideia enfermiça, dá-lhe concretização e, em breve, a criatura se destrói por si mesma, a bem dizer. Semelhante “regime de sanção” vigora, contudo, somente para aqueles que poderiam continuar desfigurando o patrimônio que receberam do Alto. De conformidade com esse processo de eliminação oportuna dos colaboradores perigosos ao bem de todos, o trabalho da justiça se opera gradativo e vigoroso, estendendo os benefícios do Alto. 6 Assim, pois, meu filho, agradeçamos a Jesus o quanto de bênção recebemos. Seu esforço é construtivo e ampara a todos. Não nos falta a aprovação do Alto e a certeza de que marchamos com o bem, e na direção do bem, é fator de valioso incentivo para os nossos corações. A justiça se ergue em toda parte para selecionar, apreciar e manter os valores justos. 7 Confrangem-nos o coração esses quadros que a experiência humana nos oferece em suas demonstrações inferiores; entretanto, a claridade acesa por Jesus permanece resplandecendo, há muitos séculos, e o convite do Mestre se faz ouvido em toda parte. Quem se esquiva às normas edificantes que o seu exemplo e lição padronizaram para o mundo naturalmente perturba o próprio roteiro. Cada qual colhe frutos da sementeira a que se consagrou.

8 Fiquei satisfeito com a solução surgida para o caso familiar, que se esboçou menos tranquilizador. A esta altura do aprendizado, é difícil atender às exigências do curso inicial. Em verdade, a vida nos reclama diariamente a evolução do pensamento para que nossa organização íntima se expanda na direção do campo superior, mas se falhamos na acústica do espírito não é fácil perceber a lição cada vez mais nítida aos que prosseguem para a frente, e mais obscura e complicada para o que estaciona no mesmo ângulo da estrada. 9 Hoje é preciso interpretar certos fatos com superioridade de visão. A mesa está posta há muitos anos, mas os retardatários nunca encontram clima para se alimentarem com a mesma eficiência daqueles que se abeiraram dela no princípio. Essa é a senda. E a jornada dos que se propõem atingir um ponto mais alto não pode ser interrompida sem grave dano para nós mesmos.

10 Relativamente à queda da temperatura, por algumas semanas usem um pouco de caldo de limão no chá de mate, convenientemente adoçado e quente, uma a duas vezes por semana. É um excelente processo de aplicação de vitaminas preciosas na resistência orgânica.

11 Espero em Jesus que vocês prossigam sempre felizes e robustos no trabalho diário e na fé renovadora. Que a Providência Divina nos ampare sempre, são os votos do papai muito amigo,

 

A. .Joviano

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.