Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Calma — Emmanuel


20

Colaboradores

1 Obreiros na edificação do Mundo Melhor não trabalham sozinhos.

2 Ninguém realiza algo a benefício de todos, sem o concurso de alguém.

3 Com semelhante realidade, surge o problema da construção dos colaboradores para aquele tarefeiro que consegue penetrar mais amplamente no espírito de responsabilidade, exigido no levantamento das boas obras.

4 Se te encontras na condução de empreendimento ligado ao interesse geral, na orientação de uma equipe destinada a servir, no amparo a certo círculo de criaturas, empenhadas no socorro ao próximo ou na supervisão de uma família de companheiros que se dirigem para a integração no conhecimento superior, arma-te de paciência e compreensão, a fim de que não esmagues preciosos valores que te servirão amanhã de apoio e incentivo, continuidade e sobrevivência.

5 Recorda o lavrador que prepara o solo, semeia, defende a plantação iniciante, fornece-lhe adubo adequado, garante-lhe os benefícios da irrigação e protege-a, até que os frutos se lhe ergam em recompensa ao trabalho de cautelosa formação.

6 Cooperadores não nascem feitos. Nem Cristo os teve.

7 Simão Pedro ganhou fortaleza, depois da negação. 8 Tomé adquiriu confiança, em seguida aos sofrimentos da dúvida. 9 Judas compreendeu as lições do Evangelho, a preço de lágrimas. 10 Paulo de Tarso foi recrutado ao serviço da Boa Nova, num campo adverso, onde a crueldade pautava o cotidiano.

11 Entretanto, Jesus a todos modelou com serenidade e amor, esculpindo em cada um a fidelidade até o sacrifício.

12 Se pretendes a aquisição de companheiros que te estendam a tarefa e lhe assegurem estabilidade, ama e abençoa aqueles corações ainda verdes no entendimento que as circunstâncias da vida te confiam, em nome do Senhor.

13 Aprende a desculpar e auxiliar, a instruir e amparar sempre, a fim de que os teus ideais e realizações de hoje venham a encontrar o necessário apoio, no prosseguimento de amanhã.


Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir