Bible of the WayBíblia do Caminho  † Xavierian TestamentTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Augusto vive — Augusto Cezar Netto

 

10

 

Recado para Jesus

1 Amigão Jesus! O cara que conheça o cara que eu sou, talvez diga que estou entregando a rapadura n

2 Não estou entrutado, nem deixei meus assuntos no barato. Acontece, Jesus, que estou mudando o pulsador.

3 Eu que receitava tijolo quente para os salafras, e não hesitaria em indicar a canória para os entorna-copos, sinto hoje que eles todos são lelés da cuca, precisados de alguma colher de chá dos homens vestidos de branco.

4 Não posso dizer que o matula e o pingueiro, o pinta-brava e o punguista, não necessitem da linha dura nas pensões do governo. Se os homens da lei largarem o marginalato pras formigas, o pessoal terá de viver onde o vento encosta o lixo.

5 Mas ando descobrindo que a marginália é uma paróquia de matuscas. Nesse ajuntamento de meninos das mãos grandes e de rampeiros, de gatinhas e piranhas, a doença é de lascar. Cara cheia e plá furado, poeira maldita e onda careca, puxação de erva e perereco, tranlitadas e trampas são enfermidades de doer.

6 E não se sabe como entrar na furna para auxiliar aos companheiros infelizes porque qualquer tranca se julga flagrado, quando esse ou aquele amigo pinta nessas bandas, falando em renovadas gerais. Quando isso acontece, lá vai pau de fogo pra cima do cristão que tem de partir pra galega ou esticar-se logo na horizontal.

7 Companheirão do Céu, nós pedimos pra você escorar esses irmãos com paciência e enfiar na cabeça de algum considerado a ideia de mandar algum restolho de prato, pra que essa gente possa rangar. Tanto pango e pingo, grilo e fumacê são sinais de grupos que não puderam partir pra outras.

8 Amigão Jesus, proteja os passadores de fumo e os passadores de micha, colocando todos eles primeiramente na estiva, pra que aprendam a suar no batente e depois conceda a eles algum delerusca de coração maior que a conversa, capaz de ensinar o caminho certo a cada um.

9 Dê uma penada a favor desses irmãos dependurados na lona e teremos uma grande jogada.

10 Perdoe se venho com mais esta pra cima do Maior Protetor da Terra, mas o caso é que se a zebra fincar o pé na marginália, pode crer, Amigão Jesus Cristo, que vai sobrar pouca gente pra cooperar em seu trabalho, na hora do vamos ver.

 

.Augusto Cezar

 


[1] Obs.: Para melhor compreensão de algumas expressões utilizadas pelo autor espiritual vide Glossário de gírias.

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

 

.

D
W