Bíblia do CaminhoTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Assim vencerás — Emmanuel


25

No mundo

1 A pretexto de exaltar a fé, não podemos fugir do mundo, (Ev) como se o mundo não fosse a nossa escola de aperfeiçoamento e renovação.

2 Se o próprio Jesus veio pessoalmente ao mundo convocar os homens que o povoam a cooperar com Ele na construção do Reino de Deus, na Terra, é que o Senhor confia nas almas que se encontram no mundo, falecendo-nos, assim, qualquer autoridade para condenar os que ainda se encontram na vida física, em busca do aprimoramento que lhes é necessário.

3 O Evangelho não improvisa heróis e nem relega aos anjos tarefas que devem estar em nossas mãos.

4 Retirar-se o cristão do mundo para consagrar-se ao êxtase adorativo, ao redor do Mestre, seria o contrassenso do soldado afastar-se do combate, mascarando a própria ociosidade com falaciosa lisonja, em torno do general que o dirige.


5 É indispensável saibamos aceitar a nossa posição, dentro do mundo tal qual é:

  6 Se o erro foi o nosso clima de ação até ontem, aprendamos a suportar, desde agora, as consequências da própria invigilância, reajustando-nos para a verdade e para o bem.

  7 Se jazíamos cristalizados em deploráveis enganos, toleremos as lições amargas que a ignorância nos impôs e avancemos, de consciência reerguida, para a luz da própria ressurreição espiritual.


8 Não nos esqueçamos de que todos os vultos veneráveis do apostolado de Jesus saíram do mundo.

9 Todos os gênios da bondade e da abnegação que com Ele plantaram a bandeira do amor universal na Terra eram discípulos da experiência humana, diplomados pela bênção divina, no educandário do Planeta.

10 E, qual acontecia ontem, a oportunidade de sublimação, hoje, é inalterável.


11 Vivamos no mundo, melhorando a qualidade de nossa vida dentro dele; sirvamo-lo sem apego; recebamos, de ânimo firme, os ensinamentos que nos reserva, cada dia; e, respirando em seus caminhos, sem a ele pertencermos, (Jo) cooperaremos com o Celeste Orientador de nossos destinos a edificar para o mundo e com o mundo o Bem-aventurado e Divino Amanhã.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir