Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Assim vencerás — Emmanuel


17

Não violentes

1 A violência, é sempre o mal em ação, ainda mesmo quando pareça construir um atalho para o bem.

2 Enquanto o Sol, sem palavras, consegue inspirar confiança ao viajor, o vento ruidoso e forte, provoca medo e reação por onde passa.

3 A propósito de auxiliar não violentes a ninguém.

4 Usa a energia bondosa, como quem sabe que o buril há de ser firme para subtrair a estátua primorosa ao mármore selvagem, mas abstém-te da brutalidade que, à força de desferir golpes indiscriminados, converte a pedra valiosa em estilhaços inúteis.

5 Não exigirás que a plantinha frágil de hoje te enriqueça os celeiros num milagre de produção, que só o pomar amadurecido consegue realizar.

6 Não pedirás ao botão entreaberto o prodígio da rosa que só amanhã desabrochará plena de cor e perfume.

7 O tempo é condição inalienável para todas as realizações.

8 Aprende a respeitar o próximo na insipiência de cultura ou de aperfeiçoamento, nos defeitos nas falhas com que ainda se te apresenta aos olhos, se desejas realmente cooperar na extensão do bem.

9 Se sabes ver a imperfeição dos outros, se alcançaste um degrau à frente do companheiro, se contas com mais amplas oportunidades de fazer, estudar, compreender e prosperar, não olvides que a superioridade significa dever de servir e estende mãos fraternas aos que te seguem na retaguarda.

10 Não acuses, não reclames, não dilaceres.

11 Se já sabes entender, ama e auxilia sempre.

12 Recorda que Jesus jamais nos violentou nos dias de nossa ignorância maior e, esquecendo o da reprovação, usa a paciência e a bondade, as duas chaves do amor que nos descerrarão nova luz nos horizontes da Vida Imperecível.


Emmanuel


.

Abrir