Bible of the WayBíblia do Caminho  † Xavierian TestamentTestamento Xavieriano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Agora é o tempo — Emmanuel

 

35

 

Definição simples

1 O caso não deve ser categorizado à conta de anedota.

É um episódio ocorrido entre um homem franco e um companheiro de alma simples.

2 O amigo que tentava abraçar os princípios evangélicos chegou à casa do pastor e, depois do intróito natural na conversação entre pessoas sinceras, finalmente explicou-se:

— O que eu desejo, reverendo, é encontrar um cristão-modelo que me sirva de exemplo. Leal, desprendido das posses terrenas, consagrado ao reconforto dos infelizes, humilde e valoroso ao mesmo tempo, que não erre, que não negocie sobre assuntos religiosos para a extração de vantagens pessoais, que se esqueça no serviço aos semelhantes…

3 Porque o anfitrião silenciasse, prosseguiu:

— O que vemos por aí? Brigas e acusações recíprocas, orgulho e vaidade falando grosso, pretensões descabidas e o egoísmo feroz por nota dominante em toda parte. Que diz a isso?

4 O interpelado esclareceu brandamente:

— Sim, somos criaturas humanas, criadas por Deus, mas ainda inacabadas. As lições do Evangelho nos têm prestado serviços imensos na Terra, entretanto, ainda somos Espíritos imperfeitos, mas sempre tentando melhorar-nos, sempre mais…

— Isso não me serve — clamou o visitante um tanto desesperançado.

5 E acrescentou:

— Não existirá um cristão perfeito?

6 O pastor respondeu com a maior simplicidade que se possa encontrar no mundo:

— Não podemos esquecer que existiu um deles que foi perfeito. Possuía todos os dons excelentes que o senhor reclama. No entanto, foi sacrificado pelos próprios homens aos quais veio servir. Até hoje, é venerado por todas as criaturas… Seu nome era Jesus-Cristo.

 

.Emmanuel

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

 

.

D
W