Que diz da existência, no lar, de uma Escola Espírita de Evangelização? E da administração de aulas a crianças, num Centro Espírita, no posto mediúnico? (A existência de um Grupo Espírita para fins mediúnicos, num lar, sabemos prejudicar a atmosfera psíquica.)
— “Consideramos que o Culto do Evangelho em casa pode funcionar e deve funcionar em apoio da Escola Espírita de Evangelização, sob amparo e supervisão dos pais que, a rigor, são os primeiros orientadores dos filhinhos. Somos de opinião que o recinto de evangelização pública, num templo espírita, é sempre o lugar mais adequado à evangelização da criança, porquanto semelhante cenáculo do pão espiritual guarda consigo a natureza da escola”
Será que uma Escola Espírita de Evangelização de uma entidade espírita corre o risco de prejudicar demais a formação do caráter das crianças, se os orientadores deixarem de observar para consigo mesmos certos requisitos como: cumprimento de horários, preparação criteriosa das aulas, assiduidade, etc.?
— “Perfeitamente. A primeira cartilha da criança, na escola da vida, é o exemplo dos adultos que a cercam.”
Bezerra de Menezes
(Respostas dadas por Bezerra de Menezes, pelo médium Francisco Cândido Xavier, para a “Didática Especial de Espiritismo” elaborada pela Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora, 1970)
[1] O título entre parênteses é o mesmo da mensagem original e seu conteúdo, diferindo nas palavras marcadas, é uma entrevista que saiu incompleta, ela poderá ser consultada na íntegra no livro “Chico Xavier - Mandato de Amor” da UEM. — Esse capítulo foi restaurado: Texto restaurado.