O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Sementeira de luz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


Arthur Joviano

(4º artigo)

Escola


A prefeitura do Distrito Federal acaba de prestar uma significativa homenagem à memória do provecto educacionista Arthur Joviano, falecido há dois anos, no exercício do cargo de Superintendente da Instrução.

Foi denominada “ARTHUR JOVIANO” a escola primária municipal sita na rua Bom-sucesso. Ao ato compareceram, além da viúva e filhas do homenageado, várias figuras representativas do magistério do Distrito. Abriu a sessão a diretora da Escola, Sra. Mercedes Rollo Fonseca, a qual pediu ao Dr. Ruy Carneiro da Cunha, inspetor médico-escolar, e amigo do saudoso professor, desvendasse o seu retrato, o que foi realizado sob vibrante salva de palmas. Seguiram-se com a palavra a Sra. Conceição Arroxellas Galvão, agradecendo a homenagem, em tocantes expressões, pela família Joviano, o aluno José de Souza Dias, recitando a “Oração dedicada ao Mestre”, a professora Dyla Guterres do Valle, traçando, com brilho e emoção, o perfil de educador do homenageado, ainda o aluno José de Souza Dias, agradecendo à família Joviano os prêmios que instituiu para os alunos mais distintos e constantes de cadernetas da Caixa Econômica e livros escolares.

Um grupo de cem alunos, selecionados entre os 400 da Escola Arthur Joviano, cantou o Hino Nacional. Foram recitadas poesias de vários autores, inclusive da lavra do homenageado.

Encerrou a solenidade a superintendente do distrito escolar, D. Felicidade de Moura Castro, associando-se à homenagem prestada à figura de mestre que foi Arthur Joviano.



Nota da organizadora: artigo publicado no “Jornal do Comércio”, em 25 de dezembro de 1936.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir