1 Abre o teu coração à glória do bem, para que a glória do bem te clareie o caminho.
2 Qualquer criatura afeita à dominação pode, no mundo, enriquecer-se de ouro, mas somente aqueles que se entregam à inspiração da bondade conseguem enriquecer o ouro terrestre de alegria e de luz.
3 Todavia, para que possamos realizar semelhante operação, na química do Espírito, é imperioso que a fraternidade infatigável nos aconselhe, orientando-nos a jornada.
4 Por isso mesmo, na exaltação da solidariedade legítima, é preciso que nossa alma incorpore a si mesma, a humildade e o amor, para que os nossos gestos consigam frutescer em talentos de verdadeira felicidade.
5 A moeda, guardada no arquivo da usura, cria a aflição e a intranquilidade nas mãos que a sepultam no cofre do exclusivismo, mas aquela que se transforma na gota de leite para a criança faminta ou no remédio necessário ao doente, é bênção de paz a multiplicar a esperança e a alegria no Tesouro Celeste.
6 Dá-te, assim, ao trabalho
constante em que teu suor se converta na fortuna indispensável a quantos
te partilham a marcha, na certeza de que a vida vitoriosa é aquela que
oferece curso livre aos valores da experiência, a fim de que a saúde
e a higiene, a educação e o conforto, sejam patrimônio comum a todos os que nos cercam.
7 Lembra-te de que a lama cultivada produz pão que alimenta, e não olvides que o espinheiro, em pleno deserto, com a simples visita do orvalho se veste com a flor que perfuma.
8 Portanto, onde estiverdes, ampara e auxilia sempre, recordando Jesus que, sem uma pedra onde repousar a cabeça, deu-nos a todos o próprio coração em forma de renúncia, no serviço incessante, enriquecendo-nos para sempre diante da Vida Eterna.
Emmanuel
[1] Existe outra mensagem de Emmanuel, muito
parecida com essa. Ela foi publicada no jornal NOTÍCIAS POPULARES (sem data,
década de 1970/80) na seção “MENSAGEM DO DIA — de Chico Xavier”; o recorte
jornalístico encontra-se sob a custódia do Dr. Eurípedes Higino, filho
adotivo do Chico.