Reunião pública de 20-5-1960.
Questão n.º 233.
1 Toda produção medianímica é a soma do mensageiro espiritual com o médium e as influências do meio.
2 Partilhando a equipe de intercâmbio, a parcela de teu concurso é inevitável na equação.
3 Em cada setor de trabalho, a obra dá sempre o troco do que lhe damos.
4 A vida conta em ti mesmo o que lhe fazes.
5 O campo dá notícias do lavrador.
6 Por mais respeitável seja o médium a quem recorras, não exijas que ele forneça, sozinho, a solução de tuas necessidades, porque o Criador fez a Criação de tal modo que todas as criaturas se interdependam em qualquer construção, por mais simples que seja.
7 Se entre os ingredientes de um bolo for adicionada pequena colher de cinza a dezenas de colheres outras de material puro e nobre, o elemento estranho deturpará toda a peça, ainda mesmo quando preparado num vaso de ouro.
8 Paganini ( † ) tocava numa corda só, mas a cravelha e o braço, o cavalete e o tampo harmônico do violino sustentavam a melodia.
9 Ticiano ( † ) pintava admiravelmente aos noventa e nove anos de idade; contudo, não dispensava paletas e pincéis, telas e tintas na condição adequada.
10 Um técnico de eletricidade fará luz, banindo as trevas de qualquer parte; no entanto, necessitará de recursos com que possa captar, dinamizar, distribuir e reter a força.
11 E não digas que apenas a má-fé provoca o desastre quando o desastre aparece.
12 Desleixo é crueldade em máscara diferente.
13 Se um malfeitor coloca deliberadamente uma pedra no leito da ferrovia, para descarrilar o comboio, ou se o guarda desprevenido esquece o calhau no trilho, o efeito é sempre o mesmo.
14 Se queres a sopa imaculada, traze prato limpo à beira da concha.
15 Médiuns e mediunidades poderão prestar-te grandes favores, mas, para que atuem com segurança e correção, no serviço que te é necessário, precisam igualmente de segurança e correção na parte que te compete.
Emmanuel