1 Querida mãezinha Sonia, a paz seja conosco. Não há motivo para inquietações e nenhuma razão para medo. 2 A vida é o quadro de deveres que a Divina Providência nos fornece. E a confiança no Senhor e em nós mesmos é atitude essencial para o êxito no complexo de obrigações que a existência engloba em si própria.
3 O seu carinho espera uma orientação e o seu Roberto lhe oferece a ficha seguinte, referente ao seu caso: n
Paciente:
— Dona Sonia Golcman Muszkat
4 Casa de Paz e Saúde em que se encontra:
Residência à Rua Pedroso Alvarenga, 488, São Paulo.
5 Regime de internação:
— Cultivo de fé positiva na força do Bem.
6 Médico responsável:
— Dr. David Muszkat
7 Assistentes de Enfermagem Imediata:
— Rachel, Renato, Ricardo, Rosana e Moises Muszkat.
8 Medicação diária:
— Leitura e reflexão do versículo 23 do capítulo 4, n dos provérbios. ( † )
9 Estado atual:
— Insegurança que precisa desaparecer para tranquilidade de todos os seus entes queridos e em favor da paz necessária a ela própria.
10 Outras modalidades de assistência:
— Retirar uma pequena faixa de tempo, cada dia, para suas orações.
11 Notas gerais:
— A paciente, por seus méritos adquiridos e por todas as suas nobres qualidades de caráter e conduta, na vida doméstica e social, está autorizada a procurar outras formas de tratamento espiritual que lhe pareçam justas e aceitáveis, na certeza de que todo o corpo assistencial da moradia de bênçãos em que reside lhe aprova as decisões, com os votos constantes ao Senhor da Vida por sua plena recuperação da saúde e da própria alegria que todos os seus entes amados consideram indispensáveis à paz e à felicidade deles mesmos.
12 Querida mãezinha, eis a sua ficha de tratamento idealizada por seu filho, no intuito de reaver-lhe a euforia espiritual associada ao seu equilíbrio orgânico.
13 O nosso querido Moyses está presente ao nosso lado e saúda a mãezinha Dona Rosa com o carinho de todos os dias, extensivamente ao seu querido papai Jaime. n
14 E, por hoje, já que todo o nosso pessoal foi citado, termino com um abraço infinitamente terno ao avô Chie e a todos os que se nos ligam à vida pelos colchetes do coração.
15 Não há motivo para receios. Estamos na paz do Senhor e a paz do Senhor é Vida nova em nós.
16 Beijos com muito carinho e confiança do seu filho
Rob n
Roberto Muszkat
13 de fevereiro de 1982.
NOTAS
1) Realmente naquela época, D. Sonia se encontrava enferma, daí a carinhosa receita do filho.
2) “Não te fatigues para seres rico. Dá de mão a tua sabedoria.” ( † )
3) Rosa e Jaime Boruch Zatyrko, já nossos conhecidos.
4) Os pais estranharam a assinatura Rob, pois, jamais o filho a havia usado anteriormente. Porém, três anos após sua partida, folheando um dos cadernos do Roberto, D. Sonia encontrou o nome Rob, escrito pelo filho, como podemos observar no fac-símile que apresentamos na página seguinte. [Vide livro impresso, pág. 87.]
David Muszkat