1 Mãezinha Sonia, estamos nas alegrias da paz e a todos desejamos a paz do Senhor.
2 Não podia deixar de responder aos desejos do nosso querido Ricardo. Antes, porém, quero exprimir a todos de nossa família, as melhores bênçãos de ROSH-HASHANA. n
3 O tempo se renova e o nosso coração está repleto de amor. Aspiro a receber da Providência Divina os melhores recursos para distribuir com todos os nossos.
4 Associo-me, ainda, às comemorações dos natalícios do nosso Renato e do nosso Ricardo que foram e que estão sendo partilhadas por mim. 5 Aos queridos irmãos, o meu ideal de paz e felicidade que desejo seja aureolado por muito sucesso e trabalho benemérito na senda dos dois. n
6 Peço ao Ricardo continuar refletindo sobre a solenidade do dia 4. Acompanhamos com carinho tudo aquilo que se define perante nós outros, os amigos da Espiritualidade, o melhor que possa acontecer. n
7 Eis o nosso Ricardo faceando a tarefa nova em que está entrando. Rogo a ele preparar-se com atenção para colocar o “tefilim” n com o êxito necessário e habilitar-se para recitar com clareza o “Sidur”, n porque, muito breve, estará ele entre os “minham”, n de vez que desses grupos de pessoas dignas e operosas é que recebe a vida determinada força para proteger-se. Tudo estará bem.
8 O vovô Moszek Aron aprovou as nossas esperanças e assistirá à sua diplomação de homem correto e realizador. n A sua BAR-MITZVA n será motivo para nós de grande contentamento. Confiemos.
9 Querida mãezinha Sonia, aqui ficam os nossos noticiários do coração. Ao caro papai David os meus pensamentos de reconhecimento e carinho. E peço-lhe não deixar de lado o seu bom ânimo e a sua alegria, diante da vida.
10 Mãezinha Sonia, o coração materno é o centro da constelação familiar. O Senhor não nos desampara. Estejamos confiantes.
11 À Rosana, o meu carinho, com a certeza de que ela fará as suas descobertas n — descobertas de paz e amor que lhe clareiem os passos no grande futuro.
12 Muitas saudades e muitas esperanças de seu filho, sempre seu e sempre reconhecido.
Roberto Muszkat
13 de setembro de 1980.
NOTAS
1) Rosh-Hashana — ano novo judaico, literalmente “a cabeça do ano”.
2) Os irmãos Renato e Ricardo aniversariam respectivamente a 23 de setembro e 1.º de outubro.
3) Referência à Bar-Mitzva do irmão Ricardo, [n. 8] realizada a 4 de outubro, dias depois da mensagem.
4) Tefilim — filatérios — Duas caixinhas que contêm o pergaminho declarando a unidade de Deus.
5) Sidur — Livro de orações judaica.
6) Minham — Corum de dez homens, acima de treze anos, necessário para uma oração pública.
7) Diplomação de homem — Dia em que se realiza a Bar-Mitzva.
8) Bar-Mitzva — Cerimônia de iniciação do jovem na comunidade adulta judaica. Serviço religioso celebrado aos 13 anos do menino.
9) Horas antes do início da reunião em que Roberto enviou esta carta aos familiares, a irmã Rosana confidenciara a amigos presentes que não acreditava em Deus. Roberto anotou suas ponderações e as comenta no texto psicografado.
David Muszkat