Pergunta: O que a Doutrina Espírita fala sobre o homossexualismo? E sobre a masturbação?
Resposta: A Doutrina Espírita vê o sexo, de uma forma geral, como uma forma de energia sublimada voltada para a finalidade de assegurar a reencarnação e a comunhão entre as almas.
O caso do homossexualismo é examinado pelos desregramentos mentais do Espírito no campo da sexualidade, que muitas vezes tem que passar por muitas reencarnações até que se discipline. Para esses, as influências espirituais podem concorrer para a piora, ou melhora, do indivíduo conforme sua vontade.
É importante lembrar que no campo da sexualidade devem prevalecer os sentimentos elevados, a pureza no relacionamento entre as pessoas, ao invés da sensualidade e do prazer desenfreados. Devemos compreender que existem muitas outras coisas boas além do sexo, e que este deve ser disciplinado desse modo; responde-se aí o aspecto masturbação.
Na medida que conseguimos colocar os bons sentimentos acima de tudo, a disciplinar nossos desejos e a canalizar essas energias para outros propósitos edificantes, a sexualidade assumirá outro valor.
Francisco Cândido Xavier
Emmanuel