O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

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O Evangelho por Emmanuel — Volume V — 2ª Parte ©

Textos paralelos de Atos dos apóstolos e Paulo e Estêvão

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As resoluções da reunião em Jerusalém

12 Toda a multidão se calou e ouviu Barnabé e Paulo explicando quantos sinais e prodígios Deus fizera entre os gentios, através deles. 13 Depois que eles se calaram, respondeu Tiago, dizendo: Varões Irmãos, ouvi-me! 14 Simeão  n explicou como Deus, primeiramente, visitou para tomar; dentre os gentios, um povo para o seu nome. 15 E com isto se ajusta as palavras dos Profetas, conforme está escrito: 16 Depois destas [coisas], retornarei e edificarei a tenda caída de David, reconstruirei as suas ruínas e a restaurarei, 17 a fim de que os homens remanescentes busquem ao Senhor, e todos os gentios sobre os quais foi invocado o meu nome sobre eles diz o Senhor que fez estas [coisas], 18 conhecidas desde a antiguidade. 19 Por isso eu julgo que não [devemos] importunar os que, dentre os gentios, estão retornando para Deus, 20 mas escrever-lhes para se absterem das contaminações dos ídolos, da infidelidade, do [animal] estrangulado e do sangue. 21 Pois Moisés tem, em cada cidade, desde os tempos antigos, os que o proclamam nas sinagogas, [onde] é lido todos os sábados. — (Atos 15:12-21)


43 A palavra do Apóstolo caíra na fervura das opiniões como forte jato de água fria. Paulo estava radiante, ao passo que Tiago não conseguia ocultar o desapontamento.

A exortação do ex-pescador dava margem a numerosas interpretações; se falava no respeito amoroso aos judeus, referia-se também a um jugo que não podia suportar. Ninguém, todavia, ousou negar-lhe a prudência e bom-senso indubitáveis.

Terminada a oração, Pedro rogou a Paulo falasse de suas impressões pessoais, a respeito do gentio. Mais esperançado, o ex-rabino tomou a palavra pela primeira vez, no conselho, e convidando Barnabé ao comentário geral, ambos apelaram para que a assembleia concedesse a necessária independência aos pagãos, no que se referia à circuncisão.


44 Havia em tudo, agora, uma nota de satisfação geral. As observações de Pedro calaram fundo em todos os companheiros. Foi então que Tiago tomou a palavra, e, vendo-se quase só no seu ponto de vista, esclareceu que Simão fora muito bem inspirado no seu apelo; mas pediu três emendas para que a situação ficasse bem esclarecida. Os pagãos ficavam isentos da circuncisão, mas deviam assumir o compromisso de fugir da idolatria, evitar a luxúria e abster-se das carnes de animais sufocados.

O Apóstolo dos gentios estava satisfeito. Fora removido o maior obstáculo. […]


Emmanuel



[1] Em algumas traduções Simeão. Trata-se do nome semítico de Simão Pedro.


(Paulo e Estêvão, FEB Editora. Segunda parte. Capítulo 5, pp. 348 e 349. Indicadores 43 e 44)


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