13 Nós, indo adiante para o navio, zarpamos para Assós; lá estávamos prestes a receber Paulo, pois assim [ele] havia ordenado, quando ele estava prestes a viajar a pé. 14 Quando se reuniu conosco em Assós, recolhendo-o a bordo, fomos para Mitilene. 15 Navegando dali, chegamos defronte de Quios no [dia] seguinte; no outro Idia] aportamos em Samos, e no [dia] seguinte chegamos em Mileto. 16 Pois Paulo havia decidido costear Éfeso, a fim de não suceder de ele despender tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar em Jerusalém, se lhe fosse possível, no dia de Pentecostes. — (Atos 20:13-16)
65 […] Em Trôade, outros confrades se reuniram à pequena caravana. Atentos à recomendação de Paulo, partiram com Lucas e Silas para Assôs, † a fim de contratar a preço módico algum velho barco de pescadores, porquanto o Apóstolo preferia viajar desse modo entre as ilhas e portos numerosos, para despedir-se dos amigos e irmãos que por ali mourejavam. Assim aconteceu; e, enquanto os colaboradores tomavam embarcação confortável, o ex-rabino palmilhou mais de vinte quilômetros de estrada, só pelo prazer de abraçar os continuadores humildes da sua grandiosa faina apostólica.
66 Adquirindo em seguida um barco muito ordinário, Paulo e os discípulos prosseguiram a viagem para Jerusalém, distribuindo consolações e socorros espirituais às comunidades humildes e obscuras. […]
Emmanuel
(Paulo e Estêvão, FEB Editora. Segunda parte. Capítulo 7, página 399. Indicadores 65 e 66)