1 Querido papai Américo e querida mãezinha Iracy, n com certeza da bênção com que sempre me fazem tão feliz, agradeço os pensamentos e votos de paz que me oferecem ao aniversário.
2 A nossa querida Salete, n companheira com os sobrinhos e com a nossa estimada Aparecida n se nos associam a festa Espiritual e aqui estou na posição de um menino que se vê encantado com um Natal de acréscimo, as alegrias da família são para nós um abençoado refúgio.
3 De meu lado a vovó Sílvia n e o vovô Norberto, n com outros companheiros me compõem o quadro de alegria.
4 Querida Salete, não se deixe abater pelos percalços da trilha humana.
A Terra é uma escola na qual cada pessoa tem o tempo de estágio.
A demissão da matrícula não depende de nós, tanto quanto qual se não depende a nossa entrada no estabelecimento.
5 E fique certa de que na questão do relacionamento, por aí, na casa do homem do Plano Físico, todos, sem querer, somos professores uns dos outros.
6 Suportemos as provas da existência, na mesma disposição com que aguardamos no colégio, as nossas horas de exame para notas de habilitação.
Desse modo, o curso fica mais fácil.
7 Hoje por aí existe verbo que me agrada.
O verbo viabilizar. Tentemos fazer viáveis as situações que se mostrem mais difíceis e creia você que não nas interrompemos em caminho, compreendo que o papai Américo vem surpreendendo muitas lutas no campo das atividades que assinalam os passos do homem do bem, mas peço a ele coragem com a certeza de que, trabalhando, na execução de nossos próprios deveres, estaremos sempre na bica de melhorar.
8 Dificuldades são esclarecimentos velados que acabam por se transformar em nossas colaboradoras para o êxito.
9 Papai, dias fará de melhores dias.
Apenas rogo ao seu coração carinhoso não se esquecer da esperança.
A esperança clareia qualquer paisagem interior, nunca estamos sozinhos, e com Deus, venceremos.
10 Agradeço a mãezinha Iracy a felicidade que me oferece.
Sempre a calma em pessoa, mamãe é o nosso ponto de reencontro para reabastecimento de forças.
11 Continuemos muito grato à confiança dos sobrinhos e com todos.
12 Márcio n a superar nos bancos da escola. Junho é tempo de provas e que essas provas sejam sempre as do educandário para instrução da inteligência é o que desejo.
13 As provas do coração, já as temos em grau suficiente ou na dose certa, sem precisar de novo adiantamento.
14 Agradeço à nossa estimada Aparecida n pela confiança com que nos distingue, o nosso ao amigo Renato n as minhas muitas lembranças.
15 E agora, com os meus agradecimentos pela festa dos nossos sentimentos, na comemoração das datas que se nos fazem queridas. n A todos um grande abraço do filho e irmão, tio e amigo muito agradecido de todos os momentos.
Ricardo Tadeu
[1] No original: “fazem queridos sermo-os.”
(Mensagem recebida pelo Médium Francisco Cândido Xavier, ao final da reunião pública do Grupo Espírita da Prece, na noite de 6-6-1980, em Uberaba, Minas Gerais).