1 Empenhado no auxílio aos irmãos de ideal, Batuíra — o apóstolo da Doutrina Espírita, credor de nossa admiração e respeito — escreveu este livro, dedicado especialmente aos lidadores da seara da verdade e da luz a que se consagrou na Terra.
2 Constituído de ensinamentos e anotações, advertências e lembretes vinculados à Nova Revelação, este volume é o próprio coração do companheiro que fala, orientando a jornada daqueles que procuram no Cristianismo Redivivo as auras renovadoras da imortalidade e da esperança.
3 Em razão disso, as páginas aqui enfeixadas se erguem, à feição de marcos fulgurantes, indicando o rumo da felicidade e da libertação espiritual.
4 Entregamo-las, assim, ao leitor amigo, como quem transmite um sagrado depósito, não só porque Batuíra se nos levante na alma por amigo benemérito a quem muito devemos, mas também porque a sua mensagem é um cântico de amor que nos convida à construção do bem, como a dizer-nos, de capítulo a capítulo, que mais trabalho significa sempre mais luz.
5 Aprendamos, pois, com o missionário da caridade, as lições salvadoras de que se faz mensageiro e, agradecendo-lhe a dádiva luminosa, roguemos ao Senhor nos sustente e nos abençoe.
Emmanuel
Uberaba, 4 de julho de 1970.