“Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Marcos, 1:15)
Palavras do Mestre. Palavras esquecidas, palavras que não têm sido realmente meditadas.
“Arrependei-vos e crede no Evangelho”. Arrependei-vos primeiro. Crede no Evangelho em seguida.
Primeiramente, o sincero reconhecimento da própria inferioridade. Em segundo lugar, reconheça o homem a sua fraqueza, seu pecado, sua indolência, sua má vontade, seu egoísmo. E arrependa-se.
“Se te queres tornar bom, acredita-te mau primeiro”; ensinava o estoico Epíteto, um filósofo gentio. n
Arrependimento, no entanto, não é uma atitude filosófica ou formalista. É conversão, é mudança, é vida nova. Então, sim, o homem poderá abraçar a cruz de Cristo. Arrependido, poderá passar pela porta estreita. E entrar na senda. E crer no Evangelho.
Crença sem arrependimento é hipocrisia. Fé sem regeneração é farisaísmo. “Arrependei-vos e crede no Evangelho.” Cristo fala hoje como falou há dois mil anos na Galileia.
Clóvis Tavares
Escola Jesus Cristo — 1939
[1] Nota da Editora: no original, o autor referenciou a citação como Gnomologium Epictetum, 13. Para informação ao leitor, “Epíteto viveu antes de Cristo (50-115) na Frígia, atual Turquia. Nascido escravo e só liberto depois de adulto, não escreveu um único livro. Seu pensamento é conhecido graças ao historiador Arriamo, que teve o cuidado de anotar as ideias de seu mestre e depois transformá-las em dois livros: Entretenimento e Manual. (…)”. In: http:// www.pensador.info/autor/Epiteto/biografia/ Acesso em: 16 set. 2010.