“Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam.” — JESUS — Mateus, 6.20.
“Sede bons e caridosos: essa a chave dos Céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém neste preceito: Amai-vos uns aos outros.” — Cap. XIII, 12.
1 Comumente inventamos toda a espécie de pretextos para recusar os deveres que nos constrangem ao exercício do bem.
2 Amolentados no reconforto e instalados egoisticamente em vantagens pessoais, no imediatismo do mundo, não ignoramos que é preciso agir e servir na solidariedade humana, todavia, derramamos desculpas a rodo, escondendo teimosia e mascarando deserção.
3 Confessamo-nos incompetentes.
4 Alegamos cansaço.
5 Afirmamo-nos sem tempo.
6 Declaramo-nos enfermos.
7 Destacamos a necessidade de vigilância na contenção do vício.
8 Reclamamos cooperação.
9 Aqui e ali, empregamos expressões cronicificadas que nos justifiquem a fuga, como sejam “muito difícil”, “impossível”, “melhor esperar”, “vamos ver” e ponderamos vagamente quanto aos arrependimentos que nos amarguram o coração e complicam a vida, à face de sentimentos, ideias, palavras e atos infelizes a que, em outras ocasiões, nos precipitamos de maneira impensada.
10 Na maioria das vezes, para o bem, exigimos o atendimento a preceitos e cálculos, enquanto que, para o mal, apenas de raro em raro, imaginamos consequências.
11 Entretanto, o conhecimento do bem para que o bem se realize é de tamanha importância que o apóstolo Tiago afirma no versículo 17 do capítulo 4 de sua carta no Evangelho: “Todo aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete falta”.
12 E dezenove séculos depois dele, os instrutores desencarnados que supervisionaram a obra de Allan Kardec desenvolveram o ensinamento ainda mais, explicando na Questão 642 de “O Livro dos Espíritos”: “Cumpre ao homem fazer o bem, no limite de suas forças, porquanto responderá pelo mal que resulte de não haver praticado o bem”.
13 O Espiritismo, dessa forma, definindo-se não apenas como sendo a religião da verdade e do amor, mas também da justiça e da responsabilidade, vem esclarecer-nos que responderemos, não só pelo mal que houvermos feito, mas igualmente pelo mal que decorra do nosso comodismo em não praticando o bem que nos cabe fazer.
Emmanuel