1 Amigo leitor,
Conta-se que Tirésias, ( † ) o sábio, já muito idoso e quase cego, habituado ao contato com a multidão, se reunia com numerosos populares nas praças de Tebas, ( † ) de cuja grandeza ainda restam as ruínas de várias cidades, dentre as quais se destacam Luxor ( † ) e Karnak, ( † ) a fim de comentar as suas lembranças para os circunstantes, em grande número, que o ouviam com atenção.
2 Tamanha era a ligação do orador com o espírito popular, nas narrativas e anotações de que ele se fazia mensageiro, que a presença dele é recordada até hoje, na memória da humanidade.
3 Muito semelhante à ligação desse sábio com a mente do povo é a identificação do Irmão X, o culto escritor brasileiro, que soube cultivar na comunidade da nossa Pátria a admiração e o respeito.
4 Este livro lhe traz, leitor amigo, a personalidade original, instruindo-nos e edificando-nos, ao mesmo tempo. Para reconhecer-lhe a altura da inteligência e a nobreza da cultura nobremente conduzida, entregamos-te este volume, volume este que nos fará sorrir e meditar.
Emmanuel
Uberaba, 18 de junho de 1989.
[1] Essa página de Emmanuel, apresentando esse livro impresso, traz como título apenas “Prefácio”.