O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Gabriel — Mensagens familiares de Gabriel Casemiro Espejo


Introdução

Quando o médium Chico Xavier nos autorizou organizar um volume com as mensagens de Gabrielzinho, um Espírito amadurecido na Filosofia em geral e na espírita em particular, de imediato não percebemos que tantas ilações viríamos a tirar das aludidas páginas.

Mais se nos acentuou a ansiedade ante o novo plano da tarefa a ser empreendida, quando o confrade Dr. Carlos Adalberto de Carvalho Dias, a 6 de agosto de 1978, passou-nos às mãos a primeira pasta contendo o excelente documentário sobre Gabrielzinho, organizada pelo seu genitor, Sr. Gabriel Espejo Martinez, obra-prima de meticulosidade e senso prático.

Dois dias depois, por telefone, Sr. Gabriel informou-nos que dentro de alguns meses nos enviaria uma segunda pasta com novo material sobre o filho desencarnado.

Com efeito, a 1º de fevereiro de 1979, recebemos essa segunda e farta documentação, e, para nossa alegria pessoal e de nossa família, tivemos a grata surpresa da visita do Sr. Gabriel e de sua Esposa, Sra. Irene, em nossa residência, sete dias depois, numa quinta-feira.

Em seguida, recebemos correspondência acompanhando o opúsculo Chico Xavier no Bicentenário de Campinas, n e, finalmente, a atenciosa carta de 17-03-1979, que veio com a sexta mensagem de Gabrielzinho, recebida pelo médium Xavier, sete dias antes.

A partir daí, não mais nos comunicamos verbalmente com o Sr. Gabriel, a não ser, recentemente, antes de concluir o presente trabalho, ocasião em que aproveitamos para agradecer-lhe pela discrição e paciência com que nos esperou na organização deste volume.


Gabriel Casemiro Espejo, filho único do Sr. Gabriel Espejo Martinez e de D. Irene Casemiro Espejo Martinez, nasceu no dia 20 de novembro de 1948, e desencarnou às 17:00 horas de 27 de junho de 1974, em Campinas, Estado de São Paulo, na Casa de Saúde Campinas, vitimado por meningite meningocócica.

Façamos nossas as palavras do Sr. Gabriel, nesta Introdução, servindo-nos dos apontamentos a que ele deu o título de “Notícias e recados que confortam”.

Depois de afirmar que esses recados são recebidos à maneira de bálsamo que tranquiliza, ante a perplexidade e a dor reinantes nos corações em angústia, consolando e auxiliando na busca de novos rumos, face às inevitáveis transformações que se lhes são impostas, assim prossegue o Sr. pai de Gabrielzinho:


[NOTÍCIAS E RECADOS QUE CONFORTAM]

“Através da psicografia de Chico Xavier, diversos recados e notícias nos foram transmitidos, graças aos bons amigos da Espiritualidade Maior, que sempre atenderam nossos pedidos em ocasiões difíceis e de extrema necessidade.


1 Em 20-09-1974. — Primeiro contato com Chico Xavier, em Uberaba, Minas Gerais:
“Filhos, Jesus nos abençoe.
O filho querido permanece sob os cuidados de amigos queridos da Vida Maior. Auxiliemo-lo com as nossas melhores vibrações de conformidade e de amor.
Jesus nos abençoe.”


2 Em 01-11-1974.
“Filhos, Jesus nos abençoe.
O filho querido está em paz e quanto possível tem procurado tranquilizá-los e auxiliá-los.
Ele tem prestado a melhor cooperação de que se pode incumbir, junto ao Núcleo de nossos irmãos em Campinas. Quanto a comunicar-se mais pormenorizadamente, através da psicografia, esperemos possa ele dispor em seu campo emotivo dos recursos de que ainda necessita. Confiemos no amparo de Jesus, Hoje e Sempre.


Bezerra”


3 Em 02-11-1974. — Notícia contida na mensagem enviada pelo jovem Augusto Cezar Netto, à sua mãe D. Yolanda Cezar:
“O Cristiano e o Gabriel estão realmente aqui, lembrando pássaros ansiosos de pouso.
Pouso no coração dos pais, que é sempre para nós um ninho de socorro infalível. Entretanto, não puderam reorganizar forças e enfileirar pensamentos para sustentar o lápis neste bailado das letras a que me vou habituando.
Ainda assim, recomendam a este pobre estafeta da Vida Espiritual para transmitir-lhes as lembranças e os agradecimentos.
Ambos sorriem e choram ao mesmo tempo.
É aquela emoção de calouros da nova estrada, contentes por se verem na memória dos pais queridos e encucados no regime da carência afetiva a que nos submetemos.
Enfim, a situação é esta mesma…”


4 Em maio de 1975.
“Filhos, Jesus nos abençoe.
Nosso caro Gabrielzinho prossegue nas tarefas de elevação e lhes reafirma o carinho e a presença, o reconhecimento e o amor, com a ternura de todos os dias. Confiemos em Jesus e prossigamos em paz, nas nossas abençoadas construções da Alma, sob o amparo de Jesus, Hoje e Sempre.


Bezerra”


5 Em 15-08-1975.
“Nosso caro Gabriel — o nosso prezado Gabrielzinho — está presente e roga aos pais queridos tranquilidade e confiança em Deus.
Jesus nos ampare e nos abençoe.”


6 Em 18-08-1975 — Notícia contida na mensagem enviada pelo jovem Augusto Cezar Netto à sua genitora D. Yolanda Cezar, no Lar Espírita de Lázaro:
“Aqui estão nossos amigos Gabrielzinho e Carlos Tato.
Fazem deles estas palavras que digo.
Para o Gabrielzinho, isso não é tão novidade.
Ele é um jovem filósofo.
O que o nosso Jair Presente mostra euforia (palavra difícil para significar bom humor), o nosso Gabrielzinho revela de pensamento profundo.
Somos todos irmãos e estamos formando uma pequena comunidade de amigos de Jesus.
Uns são mais extrovertidos, outros mais entregues a reexames e revisões por dentro deles mesmos,
De qualquer modo, todos estudamos e trabalhamos…”


7 Em 06-09-1975.
“Queridos pais, Deus nos abençoe. A psicografia pode ser assim compreendida.
Há instrumentos que escrevem para nós, os amigos desencarnados, e aqueles que escrevem conosco.
É muita minudência a estudar. Mas o amor é a Luz que Vale.


Gabrielzinho”


8 Em 21-11-1975.
“Nosso caro e jovem amigo está presente e agradece o carinho dos pais, nas lembranças abençoadas de sempre.
Jesus nos ampare e nos abençoe.”


9 Em 19-12-1975.
“Nosso querido amigo está presente, e cooperando como sempre, quanto lhe é possível, em favor dos queridos pais.
Jesus nos abençoe.”


10 Em 20-12-1975.
“Nosso amigo Gabriel abraça aos pais queridos e se declara muito feliz por vê-los mais tranquilos.
É o mesmo filho dedicado que os acompanha com amor.


Bezerra”


11 Em 20-02-1976.
“Filho, Jesus nos abençoe.
Gabrielzinho é hoje um obreiro da Vida Maior, trabalhando na Seara do Bem.
Está presente, procurando servir sempre mais, com a Bênção de Jesus.”


12 Em 01-10-1976.
“Amigos, Jesus nos abençoe.
O filho querido prossegue sempre devotado ao bem dos pais queridos e está presente agradecendo-lhes a dedicação e o amor.
Confiemos no amparo de Jesus, Hoje e Sempre.”


13 Em 17-12-1976.
“Nosso irmão está presente em nossa reunião, servindo em favor de muitos amigos e irmãos necessitados, e pede aos pais queridos confiança em Deus, agradecendo-lhes a dedicação com que se empenham na Seara do Bem.
Jesus nos abençoe.”


14 Em 08-04-1977.
“Nosso amigo está presente e abraça aos pais queridos, carinhosamente, informando que prossegue nas tarefas de paz e amor com a bênção de Jesus, como sempre.
Confiemos no amparo de Jesus, Hoje e Sempre.”


15 Em 09-12-1977.
“Nosso caro Gabrielzinho está presente e muito agradece o carinho das lembranças constantes dos pais queridos.
Pede à mãezinha coragem e confiança em Deus e no futuro.
Ele é sempre o mesmo filho, devotado e nobre, altamente dedicado à Espiritualidade com Jesus.
E guarda consigo o voto de permanecer em serviço junto aos necessitados da Terra para estar mais próximo dos caros irmãos Gabriel e Irene, auxiliando-os, agora como sempre, na Espiritualização de Ordem Superior, para o que, incessantemente, lhes sustenta as forças no campo da fé viva e da beneficência. Confiemos em Jesus, Agora e Sempre.


Bezerra”


16 Em 04-08-1978.
“Nosso amigo está presente e agradece a dedicação carinhosa dos pais queridos às suas lembranças e pede à sua mãezinha Irene coragem e fé em Deus, porquanto estará ele a postos, auxiliando-a, como sempre, na caminhada terrestre, junto ao querido pai.
Confiemos no amparo de Jesus, Hoje e Sempre.”


Mensagem carinhosa:

Após decorridos mais de dois anos e meio, de termos recebido a última mensagem 27-03-1976, — viajamos mais uma vez para Uberaba, reduto espírita nacional, em busca de conforto espiritual junto ao Chico Xavier, no Grupo Espírita da Prece.

Conosco a esperança de que, através do Espírito iluminado do Apóstolo Dr. Bezerra de Menezes, seríamos agraciados com notícia ou recado do nosso Gabrielzinho.

Baseávamos nossa esperança pelo fato de que, dentro de mais três dias — 20-11-1978 — iria comemorar seu aniversário natalício, completando 30 anos de vida terrena, se não houvesse partido.

E porque, sendo uma data marcante, depositávamos nossa confiança de mais uma vez podermos ser atendidos pelos bons amigos da Vida Maior.

Mesmo um simples recado, sempre é acolhido com profunda emoção e ao mesmo tempo alegria, conformando e suavizando a angústia e a saudade que cada vez mais, em grau crescente, vão se acentuando de maneira indescritível.

São instruções, conselhos, orientações, pedidos e ensinamentos à renovação, enfeixados em uma só cartilha, a nortear nossos procedimentos face à aceitação dos desígnios do Alto que nos são determinados.”


Era intenção nossa, ao final do volume, colocar em apêndice uma antologia dos artigos doutrinários escritos por Gabrielzinho, quando ainda na Terra.

Entretanto, com receio de que com o aumento do número de páginas e o consequente aumento de custo do livro, muitos leitores não pudessem adquiri-lo, resolvemos apenas colocar, ao final de cada capítulo, trechos dos aludidos artigos, a fim de que possamos constatar que o filósofo de eras antigas e o jovem filósofo de ontem, continua o perene filósofo de hoje e de sempre, com Jesus e Kardec.

Pela mesma razão, deixamos de acrescentar um índice onomástico que, a nosso ver, se fazia necessário, devido ao grande número de personalidades famosas e tipos populares citados pela entidade comunicante, em suas notas de “uma Campinas Espiritual que encerra a continuação da Campinas do Plano Físico que tanto amamos”.

Que o leitor nos perdoe pela extensão de nossas apagadas considerações, e que fique aqui registrado o nosso profundo agradecimento ao Sr. Gabriel Espejo Martinez pelo excelente material de pesquisa que nos ofereceu, sem o qual não teríamos condições de cumprir o nosso desiderato, a par dos nossos votos de paz e alegria a todos aqueles que tiverem a oportunidade de percorrer estas páginas, sob o amparo misericordioso de Deus, nosso Pai, e de Jesus, nosso Divino Mestre, em reverência ao ínclito Codificador do Espiritismo.


Elias Barbosa


Uberaba, 27 de Junho de 1982.



[1] M. B. Tamassía, com a gentil colaboração do historiador Jolumá Brito, 1774-1974 — Chico Xavier no Bicentenário de Campinas (Aspectos insólitos), Gentileza de “Os Seareiros”, distribuição gratuita, Av. José Souza Campos, 116. Fones 8-3900 e 2-9817.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir