Não apresentamos aqui um livro para discussões, em torno da sobrevivência da alma. Será, sim, um volume de estudo. Acima, porém, de quaisquer perquirições, este livro se organizou para consolo de quantos se vejam sitiados na angústia, diante da perda de pessoas amadas na desencarnação. E para aqueles outros companheiros da Humanidade que anseiam por instruções, quanto à Vida Espiritual.
Aos comunicantes que conseguiram articulá-las, através do médium Francisco Cândido Xavier, pertencem estas páginas. Certamente, não obedeceram a preceitos de literatura. Escreveram-nas com o coração fremente de amor. Muitos esculpiram frases de carinho e reconhecimento. Outros gritaram de saudade e acenaram aos entes queridos com advertências que nos servem a todos.
Assistimos, pessoalmente a muitas dessas psicografias que vieram até nós, de improviso, em reuniões públicas da Comunhão Espírita Cristã, em Uberaba, Minas, n nas quais, por vezes, se achavam congregadas centenas de pessoas. E, em várias ocasiões, vimos aqueles a quem se dirigiam, quase todos eles desconhecidos de nós, incluindo o próprio médium, a quem viam pela primeira vez, recebê-las, em pranto convulsivo, ao encontrarem nesses comunicados aqueles mesmos seres amados dos quais se despediram pelas vias da morte.
De muitos deles, os amigos aos quais se dirigiam, registramos informações e confirmações, que tomam esses documentos palpitantes de realidade indiscutível.
Reunimos as páginas dos comunicantes e as súmulas das entrevistas organizadas pelo autor destas notas e formamos o Entre Duas Vidas que passamos à consideração dos amigos que, porventura, nos estejam honrando com a sua atenção.
Não nos delongaremos em elucidações outras.
Este livro fala por si mesmo.
Que ele possa cooperar, de algum modo, na extensão da luz que dissipe as trevas do materialismo, despertando-nos a consciência e o coração para a Vida Maior, são os nossos votos.
Elias Barbosa
Uberaba, 2 de janeiro de 1974.
(42º ano da publicação do Parnaso de Além-Túmulo, primeiro livro da série mediúnica de Francisco Cândido Xavier.)
[1] Os direitos autorais desta edição, a exemplo do que ocorre com todas as obras já publicadas pelos mesmos autores, em conjunto ou individualmente, foram cedidos graciosamente à Editora, em prol de uma efetiva colaboração na divulgação da Doutrina Espírita em nosso País.
[2] Duas das mensagens constantes deste volume foram psicografadas na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.