A Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás na noite de 7 de maio de 1974 revestiu-se de singular significação e invulgar brilho, com a presença de Francisco Cândido Xavier.
Convidado pelos deputados goianos, Chico Xavier durante algumas horas abordou o tema “Cristo e a Atualidade”, na dialética clara com que sempre expõe seus pensamentos e na limpidez com que fixa as ideias dos mentores espirituais de quem é invariavelmente intérprete fiel e respeitável.
À conferência dissertativa e convencional, Chico preferiu responder a perguntas formuladas pelos presentes: autoridades representativas dos Poderes Públicos, convidados de outros Estados e o povo goiano que lotava o Plenário da Assembleia Legislativa.
Assim, Chico Xavier falou desde os ascendentes espirituais da comunidade goiana, reverenciando vultos respeitáveis do passado; até os mais palpitantes temas da atualidade, vinculados evidentemente à presença de Jesus em nossas vidas. Casamento, divórcio, sexo, família, superpopulação, planejamento familiar, foram alguns dos assuntos propostos.
Ao término da reunião, Francisco Cândido Xavier psicografou três sonetos de autores goianos, em estilos totalmente diferentes, páginas que mereceram a análise literária do escritor Bernardo Élis, da Academia Brasileira de Letras, estudo que apresentamos neste livro, extraído de publicação do jornal “Cinco de Março”, em sua edição de 8 de maio de 1974.
Entendemos justo e oportuno consignar que a participação de Francisco Cândido Xavier na Assembleia Legislativa Goiana, inclusive referendada pela psicografia dos três sonetos, foi a primeira presença efetiva de um médium em solenidade de cunho oficial, promovida por nossas autoridades constituídas.
Além da entrevista, na íntegra, e das páginas psicografadas, enriquecidas com a crítica literária do festejado autor de “O Tronco”, em CHICO XAVIER EM GOIÂNIA, encontramos, também, uma mensagem recebida por Chico Xavier em Uberaba e de autoria de Lúcio Lincoln de Paiva.
O leitor interrogará certamente o porquê da mensagem de Lúcio Lincoln de Paiva estar inserida neste livro que documenta a participação do querido médium na Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Ocorre que o articulador da conferência de Francisco Cândido Xavier em Goiânia, na memorável noite de 7 de maio de 1974, foi justamente Lúcio Lincoln de Paiva, então deputado estadual, e que viria a falecer no Natal do mesmo ano, em Goiânia.
Com a publicação da mensagem, psicografada pouco mais de um ano após a sua desencarnação, reverenciamos a memória do dedicado Homem Público, agora no Plano Espiritual, em reconhecimento à carinhosa recepção que ofereceu a Chico Xavier. Assim, entendemos estar homenageando a todos os goianos.
Finalmente, ao médium, anotamos nosso mais profundo reconhecimento pela honra de editarmos esta obra no ano de seu cinquentenário mediúnico.
Em seus 50 anos de mediunidade e de apostolado em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Francisco Cândido Xavier conquistou o carinho de toda a comunidade brasileira, pela sua palpável contribuição à divulgação e à implantação dos princípios evangélicos em nossos corações.
O ano de 1977 muito significa para nós que nos achamos envolvidos na magnitude das tarefas de Chico Xavier, como muito representa também para todos quantos guardam o anseio de um Mundo de paz e alegria, mister a que Francisco Cândido Xavier tem-se dedicado incansavelmente.
GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL — Sociedade Civil Editora.
São Bernardo do Campo, 9 de julho de 1977.
(Cinquentenário mediúnico de Francisco Cândido Xavier)