1 Na Terra, sofremos um bocado, mas a maior parte desse bocado é constituída por sofrimentos que procedem de criações nossas.
Exemplos.
2 Sofremos não tanto pela carência de recursos materiais e sim sofremos muito mais por sabermos que numerosos companheiros possuem aquilo que não temos.
3 Sofremos por não havermos conseguido valores acadêmicos que nos tornariam menos difíceis os caminhos da experiência humana e sim sofremos muito mais, em reconhecendo que amigos outros usufruem títulos, laboriosamente conquistados que lhes asseguram a vida profissional com justificável respeitabilidade.
4 Sofremos não tanto por perder a companhia de uma pessoa querida que se nos afasta da convivência e sim sofremos muito mais, observando que essa pessoa preferiu a companhia de outra, cujos dotes se lhe fazem mais agradáveis.
5 Sofremos não tanto porque um parente mais ligado ao nosso coração não age ou não agiu conforme as nossas ideias e sim sofremos muito mais por vê-lo a se conduzir pelas indicações de amigos que ainda não conseguimos compreender.
6 Não estamos criticando a ninguém.
7 Estamos analisando a nossa condição geral de Espíritos ainda presos aos condicionamentos da Terra, com a obrigação de esforçar-nos para perder semelhantes limitações.
8 Quem já se reconheça fora do padrão que apresentamos, sentindo-se feliz no lugar que a Divina Providência lhe assinalou, trabalhando e servindo sem confrontar-se com os outros, sem dúvida, se encontra a caminho das melhores promoções, segundo os conceitos da Vida Espiritual.
Hilário Silva
[1]
Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier em reunião da
noite de 07/11/1983. O manuscrito dessa mensagem encontra-se sob a custódia
do Dr. Eurípedes Higino, filho adotivo do Chico.