1 Cultiva a afabilidade nas áreas do relacionamento com os outros, lembrando a experiência do lavrador que sabe, por antecipação a espécie de frutos que colherá, por viver conscientizado, quanto às particularidades da sementeira.
2 Não te permitas a fuga de situações que se te afigurem desagradáveis.
3 Os contatos sociais não se destinam unicamente à lavoura afetiva, em que o salário da compreensão assegura o incentivo ao trabalho e a alegria de viver.
4 Observa os ensinamentos da vida nas aulas do cotidiano.
5 Aquele amigo que te parece menos simpático e que habitualmente suportas, tão só atendendo a princípios de educação, será provavelmente, em dias breves, o chefe da repartição de cujo favor talvez dependas futuramente.
6 Certo companheiro que consideras portador de maneiras estouvadas será provavelmente o irmão que, em momento oportuno, te arrancará de crises amargas.
7 A mulher em cuja presença anotas hoje vários defeitos, possivelmente, amanhã te surgirá na condição de enfermeira prestimosa, amparando-te os seres queridos.
8 A jovem extrovertida, cujas maneiras agora censuras, talvez depois te apareça por alguém que se te incorpora à família, erigindo-se no apoio de teus dias, em tempos de provação.
9 Não condenes pessoa alguma.
Somos todos irmãos, ante a Providência Divina, interligados no trabalho do dia a dia, em função de nosso aperfeiçoamento mútuo.
10 Aprende a sorrir, servindo sempre.
11 Hoje, pode ser o teu dia de suportar. Amanhã, no entanto, precisarás dessa ou daquela pessoa considerada difícil que te tolere em algum momento infeliz. 12 Agora é o teu instante de algo ofertar, a benefício de alguém. Depois, no entanto, surgirá, talvez sem que esperes, o teu momento de receber.
Emmanuel