1 Atende ao bem, conquanto as dificuldades que encontres para isso.
2 Nos dias tumultuados do mundo, quando tudo te pareça agitação e desarmonia, centraliza-te na fé e age construindo o melhor ao teu alcance.
3 Não te impressiones se a chegada de colaboradores se te afigura tardia.
4 Determinados amigos que aguardavas se viram impedidos de corresponder-te à expectativa, ante a perturbação de pessoas amadas.
5 Outros recearam a extensão do desequilíbrio nas comunidades a que deviam servir e se afastaram da cooperação que se propunham a efetuar.
6 Muitos observaram que a empreitada lhes exigiria tribulações e problemas e escolheram permanecer no abrigo doméstico.
7 Alguns outros que te prometeram concurso fraterno, acreditaram no pessimismo que sempre admite o pior, ainda mesmo quando se veja na mira das mais altas vantagens terrestres e se te distanciaram da senda, reportando-se à imaginária possibilidade de se defrontarem com empeços e sofrimentos.
8 Outros muitos ainda, depois de te hipotecarem solidariedade, refletiram nas responsabilidades do serviço a fazer e tomaram outro rumo, crendo que seria ilusão agir no exercício do bem, quando tantos males infestam o mundo.
9 Apesar de todos os obstáculos, serve e espera. Os companheiros chegarão, porque a Providência Divina jamais nos abandona.
10 Por isso mesmo, prosseguirás na tarefa a que te impuseste, compreendendo e edificando sem reclamar.
11 Mesmo que as dificuldades te surjam por barreiras quase insuperáveis, não te interrompas e continua servindo para o bem.
12 Quando a noite se adensa no caminho, envolvendo todos os ângulos do espaço, uma vela acesa tem o esplendor de uma estrela que descesse do céu para varrer na Terra a força negativa da escuridão.
Emmanuel