1 “Ama a Deus, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todo o teu entendimento! — Eis o maior mandamento”, ( † ) proclamou o Senhor. Entretanto, perguntarás, como amarei a Deus que se encontra longe de mim?
2 Cala, porém, as tuas indagações e recorda que, se os pais e as mães do mundo vibram na experiência dos filhos, se o artista está invisível em suas obras, também Deus permanece em suas criaturas.
3 Lembra que, se deves esperar por Deus onde te encontras, Deus igualmente espera por ti em todos os ângulos do caminho.
4 Ele é o Todo em que nos movemos e existimos.
5 Escuta a Lei Sublime do Bem e vê-Lo-ás
6 sofrendo no irmão enfermo, esperando por tuas mãos;
7 necessitado, no coração ignorante que te pede um raio de luz;
8 aflito, na criancinha sem lar que te estende os braços súplices, rogando abrigo e consolação;
9 ansioso, no companheiro agonizante que te implora a bênção de uma prece que o acalente para a viagem enorme;
10 inquieto, no coração das mães que te pedem proteção para os filhinhos infelizes,
11 e expectante, nas páginas vivas da Natureza, aguardando a tua piedade para as árvores despejadas, para as fontes poluídas, para as aves sem ninho ou para os animais desamparados e doentes.
12 Amemos ao próximo com toda a alma e com todo o coração e estaremos amando ao Senhor com as forças mais nobres de nossa vida.
13 Compreende e auxilia sempre…
Serve e passa…
14 Quem se faz útil, auxilia a construção do Reino Divino na Terra e quem realmente ama a Deus, sacrifica-se pelo próximo, fazendo a vida aperfeiçoar-se e brilhar.
Emmanuel