1 A ti, leitor amigo, uma ligeira explicação quanto às páginas deste livro.
2 Não resultam de constantes estudos, no recinto de bibliotecas preciosas, porque todas nasceram na fonte da experiência.
3 Reunidos à luz da oração n — os companheiros encarnados e nós outros, os amigos domiciliados do Mais Além, — grafamo-las no curso de reflexões e debates sobre milenares problemas do destino e do ser, da indagação e da dor. Após destacar esse ou aquele tópico da Doutrina Espírita que nos revive o Evangelho de Jesus, permutávamos impressões e comentários acerca das verdades fundamentais e simples do Universo.
4 À face disso, são elas fragmentos de amor, colhidos em diálogos fraternos, no tentame de ajustar-nos às realidades do Espírito.
5 Muitas vezes, os generosos interlocutores que nos honravam com atenção a palavra procediam não só de círculos laureados de conquistas acadêmicas, mas igualmente de laboriosas oficinas da vida prática; não apenas de austeros deveres do lar, mas também dos torturados distritos da adversidade e da provação que burilam a existência. E muitos outros, por bondade, nos traziam os ouvidos ansiosos, lubrificados de lágrimas ou atormentados de angústia, com fome de esperança e sede de Deus.
6 Irmanados no objetivo único de buscar o progresso espiritual, trocávamos, então, os mais íntimos pensamentos, nos ajustes amigos de que este despretensioso volume nasceu em nossa renovadora seara de fé.
7 Releva-nos, pois, se te dedicamos um livro tão singelo quanto às possibilidades de expressão de que dispomos. Crê, no entanto, que todo ele é entretecido por fios de alma e coração nos votos que formulamos ao Senhor para que nos ilumine e nos abençoe, a fim de que, nas trilhas do amanhã, te possamos oferecer algo de mais proveitoso e de melhor.
Emmanuel
Uberaba, 26 de julho de 1969.
[1] Todas as páginas publicadas neste livro foram psicografadas em reuniões públicas da Comunhão Espírita Cristã, em Uberaba, Minas Gerais. (Nota do Médium.)