3 Pelo que, santos irmãos, que sois participantes da vocação celestial, considerai ao apóstolo, e ao pontífice da nossa confissão, Jesus.
2 O qual é fiel ao que o constituiu, assim como também Moisés o era em toda a sua casa. ( † )
3 Porque este é tido por digno de tanto maior glória que Moisés, quanto o que edificou a casa tem maior honra que a mesma casa.
4 Porque toda a casa é edificada por algum, mas o que criou todas as coisas é Deus.
5 E Moisés na verdade era fiel em toda a casa de Deus, como um servo, para testificar aquelas coisas que se haviam de anunciar;
6 Mas Cristo como Filho manda em sua casa própria, a qual casa somos nós outros, contanto que tenhamos firme a confiança, e a glória da esperança até ao fim.
7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Se vós ouvirdes hoje a sua voz,
8 Não endureçais os vossos corações, como sucedeu quando o povo estava no deserto, no lugar chamado contradição e tentação.
9 Onde vossos pais me tentaram, provaram e viram as minhas obras,
10 Por espaço de quarenta anos, por isto me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram de coração. E eles não conheceram os meus caminhos.
11 Assim lhes jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. ( † )
12 Vede, irmãos, que se não ache talvez nalgum de vós um coração corrompido da incredulidade, que se aparte do Deus vivo;
13 Mas admoestai-vos vós mesmos uns aos outros cada dia, durante o tempo que a Escritura chama Hoje, por não acontecer que algum de vós, seduzido pelo pecado, caia na obduração.
14 Porque é verdade que nós somos incorporados com Cristo, mas isto é debaixo da condição que nós conservemos inviolavelmente até ao fim o novo ser que começamos a ter nele.
15 Enquanto se nos diz: Hoje, se vós ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como sucedeu no lugar chamado contradição. ( † )
16 Porque alguns depois de a terem ouvido, irritaram a Deus com as suas contradições; mas não foram todos os que Moisés tinha feito sair do Egito.
17 E contra quem esteve indignado quarenta anos? Porventura não foi contra aqueles que pecaram, cujos cadáveres ficaram estendidos no deserto?
18 E quais são aqueles a quem Deus jurou que não entrariam no lugar do seu descanso, senão aqueles que foram incrédulos?
19 E nós vemos que eles não puderam lá entrar por causa da sua incredulidade.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google
- Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio
Pereira de Figueiredo edição
de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida,
edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis
Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.
Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland
and others) Parallel
Greek New Testament by John Hurt.