9 Quanto ao ministério [da coleta] que se faz para os santos, é supérfluo escrever-vos.
2 Porque conheço a prontidão do vosso ânimo, pelo qual vos elogio diante dos macedônios. Porquanto, Acaia, estais pronta desde o ano passado, e vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.
3 Enviei porém os irmãos, para que não seja vão os elogios que particularmente vos fazemos, e para que (como disse) estejais preparados;
4 Não suceda que, indo comigo os macedônios e encontrando-vos despreparados, envergonhemo-nos (para não dizermos vós) quanto a isto.
5 Portanto, julguei necessário, rogar aos irmãos para irem antecipadamente a vós e prepararem a bênção já prometida, tal como bênção, não como avareza.
6 Digo pois isto: Quem pouco semeia, pouco também colherá; e quem semeia em abundância, também em abundância colherá.
7 Dê cada um conforme propôs em seu coração, sem tristeza ou constrangidamente; porque Deus ama ao que dá com alegria. ( † )
8 E poderoso é Deus para fazer abundar em vós toda graça; para que tendo sempre, em tudo, todo o necessário, também abundeis em toda boa obra.
9 Assim como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres; a sua justiça dura pelos séculos dos séculos. ( † )
10 Aquele que dá a semente ao semeador, vos dará também pão para comer, ( † ) multiplicará vossa semente e aumentará abundantemente os frutos da vossa justiça,
11 Para que, em tudo, vos locupleteis abundantemente na total simplicidade, a qual faz que por nós sejam dadas graças a Deus.
12 Porque a administração desta oferenda não só supre à carência dos santos, mas também multiplica as muitas ações de graças ao Senhor,
13 Pelo mérito deste ministério, glorificam a Deus em obediência à vossa confissão [de fé] ao Evangelho do Cristo, e pela simplicidade que em tudo lhes comunicais.
14 E, em suas orações por vós, desejam vos despertar a iminente graça de Deus que há em vós.
15 Graças a Deus pelo seu inefável dom.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google
- Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio
Pereira de Figueiredo edição
de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida,
edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis
Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.
Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland
and others) Parallel
Greek New Testament by John Hurt.