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1ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 11  † 

(Versículos e sumário)

11  Sede meus imitadores, bem como eu também o sou do Cristo.

2 Eu vos louvo pois, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, como vo-las ensinei.

3 Porém quero que vós outros saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher, e Deus a cabeça do Cristo.

4 Todo o homem que faz oração, ou que profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça.

5 E toda a mulher que faz oração, ou que profetiza não tendo coberta a cabeça, desonra a sua cabeça, porque é como se estivesse rapada.

6 Portanto, se a mulher não se cobre, tosquie-se também. E se para a mulher é uma desonra tosquiar-se, ou rapar-se, então cubra a sua cabeça.

7 O varão, na verdade, não deve cobrir a sua cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.

8 Porque não foi feito o varão da mulher, mas a mulher do varão.

9 E não foi outrossim criado o varão por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do varão.

10 Por isso deve a mulher trazer sobre a sua cabeça [o sinal] do poder [que o varão tem sobre ela] por causa dos anjos.

11 Contudo, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão no Senhor.

12 Porque como a mulher foi tirada do varão, assim também o varão é concebido pela mulher; mas todas as coisas vêm de Deus.

13 Julgai-o vós mesmos: é decente que uma mulher faça oração a Deus, não tendo véu?

14 Não vo-lo ensina a própria natureza que se o varão deixasse crescer os cabelos seria para ele uma ignomínia?

15 Para a mulher, ao contrário, é glória deixá-los crescer, porque eles lhe foram dados em lugar de véu.

16 Se porém alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem a Igreja de Deus.

17 Isto pois vos prescrevo; não vos louvo por saber que não vos reunis para melhor, senão para pior.

18 Porque em primeiro lugar ouço que quando vos reunis na Igreja, há entre vós divisões, e eu em parte o creio.

19 Pois é necessário que até haja heresias para que também os que são provados, fiquem manifestos entre vós.

20 De maneira que quando vos congregais num corpo, não é já para comer a ceia do Senhor.

21 Porque se antecipa cada um a comer a sua ceia particular, e uns têm na verdade fome, e outros estão mui fartos.

22 Porventura não tendes vós as vossas casas, para lá comerdes e beberdes? Ou desprezais a Igreja de Deus, e envergonhais aqueles que não têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei a vós, que o Senhor Jesus na noite em que foi entregue pegou o pão,

24 E dando graças, o partiu e disse: Recebei e comei, este é o meu corpo, que será entregue por amor de vós; fazei isto em memória de mim. ( † )

25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, pegou também o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, fazei isto em memória de mim, todas as vezes que o beberdes.

26 Porque todas as vezes que comerdes este pão, e beberdes este cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que ele venha.

27 Portanto, todo aquele que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

28 Examine-se pois a si mesmo o homem; e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29 Porque todo aquele que o come e bebe indignamente, come e bebe para si a condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30 Esta é a razão por que entre vós há muitos enfermos e sem forças, e muitos que dormem.

31 Ora, se nos examinássemos a nós mesmos, é certo que não seríamos julgados.

32 Mas quando nós somos julgados, somos corrigidos pelo Senhor, para não sermos condenados com este mundo.

33 Portanto, irmãos meus, quando vos reunirdes para comer, esperai uns pelos outros.

34 Se alguém tem fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para juízo. No tocante às demais coisas eu as ordenarei quando for.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others) Parallel Greek New Testament by John Hurt.


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