Bíblia do Caminho  † Testamento Kardequiano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Revista espírita — Ano VII — Junho de 1864

(Édition Française)

 

VARIEDADES

 

Um ato de justiça

 

Domingo, 3 de abril de 1864 foi um dia de grande festa para a comuna de Cempuis, W perto de Grandvilliers W (Oise). Milhares de pessoas ali se achavam reunidas para uma tocante cerimônia, que deixará lembranças inapagáveis no coração de todos os presentes. O Sr. Prévost, nosso colega, membro da Sociedade Espírita de Paris, fundador do asilo de Cempuis e das sociedades de auxílio mútuo do bairro, foi o modesto herói. Um imenso cortejo, precedido pela banda de Grandvilliers, o conduziu à prefeitura, onde recebeu das mãos da autoridade departamental a medalha de honra de que se fez merecedor por seu devotamento à causa da humanidade sofredora. No discurso pronunciado na ocasião pelo delegado da prefeitura, destacamos a seguinte passagem:

“Senhores, se nesta revista sumária consegui que cada um fizesse a parte merecida que lhe cabe na consagração deste grande dia, que me seja permitido rejubilar-me convosco, como se fora a execução de um dever que, por todos os títulos, me era muito caro.

“É, pois, com indizível alegria e legítimo orgulho que todos verão sobre o nobre peito do Sr. Prévost este símbolo honorífico, que o Imperador aí quis ver ligar em seu nome, esperando — não o duvidemos — que a estrela de honra aí venha brilhar com sua mais viva luz.

“Antes de encerrar esta bela cerimônia, à qual a juventude está, de pleno direito, impaciente para substituir por sua alegre animação, façamos remontar a nossa alegria e a nossa gratidão até o seu autor augusto, o Imperador, bem como ao seu fiel intérprete, o Sr. Prefeito de Oise.” W

A Sociedade Espírita de Paris também se orgulha com a honra prestada a um de seus membros altamente reconhecidos. (Para detalhes sobre o asilo de Cempuis, vide a Revista Espírita de outubro de 1863).

 

Allan Kardec

 


Paris. – Typ. de COSSON ET Ce, rue du Four-Saint-Germain, 43. W

 

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

D
W