Bíblia do CaminhoTestamento Kardequiano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Revista espírita — Ano IV — Abril de 1861

(Édition Française)

Conversas familiares de além-túmulo


Jules Michel

(Morto aos 14 anos, amigo do filho da médium, Sra. Costel, evocado 8 dias após a morte)

1. Evocação.

Resposta. – Agradeço por me evocardes. Lembro-me de vós e dos passeios que nos fizestes dar no parque Monceau. W


2. E que dizeis do vosso camarada Charles?

Resposta. – Charles sente muito pesar por minha morte. Mas estou morto? Vejo, vivo, penso como antes, apenas não me posso tocar, nem reconheço nada do que me cerca.


3. Que vedes?

Resposta. – Vejo uma grande claridade; meus pés não tocam o solo; deslizo; sinto-me arrastado. Vejo formas brilhantes e outras envoltas em branco; pressionam-me e me rodeiam; uns me sorriem, outros me metem medo com seus olhares negros.


4. Vedes a vossa mãe?

Resposta. – Ah! sim. Vejo minha mãe, minha irmã e meu irmão. Ei-los todos! Minha mãe chora muito. Gostaria de lhe falar como vos falo; ela veria que não estou morto. Como fazer, então, para a consolar? Peço-vos que faleis de mim. Queria também que dissésseis a Charles que vou me divertir bastante ao vê-lo trabalhar.


5. Vedes o vosso corpo?

Resposta. – Mas, claro; vejo-o lá, deitado, todo duro. Entretanto, não estou naquele buraco, uma vez que me encontro aqui.


6. Onde estais, então?

Resposta. – Estou ali, junto de vossa mesa, à direita. Acho engraçado que não me vejais; eu vos vejo tão bem!


7. O que sentistes quando deixastes o corpo?

Resposta. – Não me lembro bem do que senti então; tinha muita dor de cabeça e via tudo quanto é tipo de coisas ao redor de mim. Estava completamente entorpecido; queria mover-me e não podia; as mãos estavam molhadas de suor e sentia uma grande agitação em meu corpo; depois nada mais senti e despertei bastante aliviado; não sofria mais e estava leve como uma pluma. Então me vi em meu leito e, contudo, não estava nele; vi toda a movimentação que faziam e fui para outra parte.


8. Como soubestes que eu vos chamava?

Resposta. – Não me dou muita conta de tudo isto. Ouvi bem que há pouco me chamáveis e vim imediatamente, porque, como dizia a Charles, não sois enfadonha. Adeus, senhora, até mais ver. Voltarei a vos falar, não é verdade?


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir