Bible of the WayBíblia do Caminho  † Kardequian TestamentTestamento Kardequiano

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O que é o Espiritismo ©

(Segunda versão)  n 
(Édition Française)

 

Capítulo II

 

RESUMO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

Preliminares. — Deus. (1-3) — Os Espíritos. (4-9) — Manifestações dos Espíritos. (10-17) — Progressão dos Espíritos. (18-24) — Os mundos. (25-29) — O homem. (30-36) — Faculdades do homem. (37-43) — Emancipação da alma. (44-46) — Destino do homem. (47-57) — Retorno à vida corporal. (58-65) — Influência dos Espíritos. (66-76) — O bem e o mal. (77-81) — A prece. (82-85) — Consequências morais do Espiritismo.

 

O BEM E O MAL

 

77. — O Espírito se depura na vida corporal e prepara a sua felicidade futura pela prática do bem; pela prática do mal, ele continua na sua inferioridade.

 

78. — O bem está contido nos mandamentos de Deus, que estão resumidos nesta máxima de Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; ou, em outras palavras: Agir para com os outros como gostaríamos que os outros agissem para conosco.

O mal é tudo o que é contrário a essa lei. As principais fontes do mal são: o egoísmo, o orgulho e a sensualidade; desses vícios derivam todos os outros.

 

79. — O amor ao próximo envolve a humanidade inteira. Todos os homens são irmãos como filhos de Deus, e se devem um mútuo apoio sem distinção de povos, de seitas, de castas, nem de crenças.

 

80. — Deus tem por agradável todo sentimento sincero que eleva o homem até ele; e não reprova senão as crenças incompatíveis com a prática do bem e do amor ao próximo.

 

81. — Todo aquele que faz o bem é recompensado; todo aquele que faz o mal é punido; mas Deus, na sua bondade, deixa sempre ao culpado a via do arrependimento e da expiação. Dá a cada um os meios de se redimir, e o que não o faz, se pune a si mesmo prolongando seus sofrimentos.

 


[1] Nesta segunda versão deste livro, publicado em 1860, o autor apresenta O que é o Espiritismo sob um novo ponto de vista.