INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO DO MUNDO INVISÍVEL OU DOS ESPÍRITOS, CONTENDO OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPÍRITA E A RESPOSTA A ALGUMAS OBJEÇÕES PREJUDICIAIS.
por ALLAN KARDEC.
Autor de O Livro dos Espíritos
e diretor da Revista Espírita. Grand in-8. – Preço: 60 c. n
(Veja na
Revista Espírita de julho de 1865 em NOTAS BIBLIOGRÁFICAS: “O que
é o Espiritismo ?” em nova edição revista e consideravelmente aumentada.)
As pessoas que do Espiritismo não possuem senão um conhecimento superficial, são naturalmente levadas a fazer certas perguntas, cujo estudo completo sem dúvida lhes daria a solução, mas o tempo e, muitas vezes, a vontade, lhes faltam para se entregarem a observações continuadas. Antes de empreenderem essa tarefa desejariam ao menos saber do que se trata e se vale a pena ocupar-se dela. Assim, pareceu-nos útil apresentar, num quadro restrito, a resposta a algumas perguntas fundamentais que nos são diariamente endereçadas. Para o leitor será uma primeira iniciação e, para nós, tempo ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa. A forma de diálogo nos pareceu mais conveniente, porque não tem a aridez do dogmatismo puro.
Terminamos essa introdução por um resumo que permitirá apreender, numa leitura rápida, o conjunto dos princípios fundamentais da ciência. Aqueles que, depois dessa rápida exposição, julgarem o assunto digno de atenção, poderão aprofundar-se com conhecimento de causa. Na maioria das vezes as objeções se originam das ideias falsas que fazemos a priori sobre aquilo que não conhecemos. Retificar tais ideias é prevenir as objeções: tal é o objetivo a que nos propusemos ao publicar esse livrete.
Em pouco tempo e com pouca despesa as pessoas estranhas ao Espiritismo nele encontrarão os meios de adquirir uma ideia do assunto, e as que já são iniciadas, a maneira de resolverem as principais dificuldades com que se defrontam. Contamos com o concurso de todos os amigos desta ciência para auxiliarem a difundir esse breve resumo.
Allan Kardec.
[1] Todas as obras do Sr. Allan Kardec se acham nas casas Ledoyen, Dentu e na redação da Revista.
Imprimerie de H. CARION, rue Bonaparte, 64. †