Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Salmos — Livro II  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 65

(Versículos e sumário)

65 (Para o fim, n salmo de David. Cântico de Jeremias e de Ezequiel para o povo da transmigração, quando começavam a partir.) A ti, ó Deus, te são devidos os hinos em Sião; e a ti se te pagarão os votos em Jerusalém.

2 Ouve a minha oração, a ti virá toda a carne.

3 Palavras de iníquos prevaleceram contra nós; e tu perdoarás as nossas impiedades.

4 Bem-aventurado o que elegeste, e tomaste para o teu serviço; ele habitará nos teus átrios; encher-nos-ás de bens da tua casa ; santo é o teu templo,

5 Maravilhoso em equidade; ouve-nos, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os limites da terra, e no mar longe;

6 Que dispões os montes com a tua virtude, cingido de poder;

7 Que revolves o fundo do mar, o estrondo das suas ondas. Perturbar-se-ão as gentes,

8 E os que habitam os fins da terra temerão pelos teus prodígios. Darás alegria às saídas da manhã e da tarde.

9 Visitaste a terra, e embriagaste-a, enriqueceste-a de muitas maneira. O rio de Deus se encheu de águas; preparaste a comida de seus habitantes, porque tal é a disposição dela.

10 Embriaga os seus ribeiros, multiplica as suas produções; nas chuvas que se destilam alegrar-se-á a terra dando frutos.

11 Bendirás a coroa do ano da tua bondade; e os teus campos se encherão de abundância.

12 As selvas amenas se engrossarão; e se cingirão de regozijos os outeiros.

13 Vestidos estão os carneiros dos rebanhos, e os vales abundarão de trigo; gritarão, porque dirão hinos.



[1] Este salmo na Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, possui 14 versículos; todavia, para se conformar com a numeração de versões atuais da Bíblia a introdução que ocupava todo o 1º versículo foi colocada entre parênteses.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt (Nota importante sobre a enumeração dos salmos)


.

Abrir