Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Salmos — Livro II  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 42

(Versículos e sumário)

42 (Para o fim. De inteligência, n aos filhos de Coré.) Assim como o cervo suspira pelas fontes das águas, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus.

2 A minha alma está ardendo de sede pelo Deus forte e vivo; quando virei e aparecerei diante da face de Deus?

3 As minhas lágrimas foram o meu pão de dia e de noite, enquanto se me diz cada dia: Onde está o teu Deus?

4 Eu me lembrei destas cousas, e derramei a minha alma dentro de mim mesmo, porque eu passarei ao lugar do tabernáculo admirável, até à Casa de Deus, com voz de regozijo e louvor; som festivo de quem se banqueteia.

5 Por que estás triste, alma minha? e por que me conturbas? Espera em Deus, porque eu ainda tenho de o louvar; salvação do meu rosto.

6 E Deus meu. Dentro de mim mesmo está conturbada a minha alma; pelo que me lembrarei de ti na terra do Jordão e de Hermon, desde o monte pequeno.

7 Um abismo chama outro abismo, à voz das tuas cataratas; todas as tuas cousas altas, e as tuas ondas, sobre mim passaram.

8 No dia enviou o Senhor a sua misericórdia, e de noite o seu cântico; dentro de mim orarei ao Deus da minha vida.

9 Dizendo a Deus: Tu és meu amparador; por que te esqueceste de mim? E por que ando triste, enquanto me aflige o inimigo?

10 Ao tempo que os meus ossos se quebram, me improperam os meus inimigos que me perseguem, dizendo-me todos os dias: Onde está o teu Deus?

11 Por que estás tu triste, alma minha? e por que me conturbas? Espera em Deus, porque ainda tenho de o louvar, salvação do meu rosto, e Deus meu.



[1] Este salmo na Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, possui 12 versículos; todavia, para se conformar com a numeração de versões atuais da Bíblia a introdução que ocupava todo o 1º versículo foi colocada entre parênteses.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt (Nota importante sobre a enumeração dos salmos)


.

Abrir