Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Salmos — Livro I  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 40  † 

(Versículos e sumário)

40 (Para o fim, n salmo do mesmo David.) Aguardei com expectação o Senhor, e me atendeu,

2 E ouviu os meus rogos; e me tirou de um lago de miséria, e de um lodo imundo; e pôs os meus pés sobre pedra, e dirigiu os meus passos.

3 E pôs um novo cântico na minha boca, canção ao nosso Deus; muitos o verão e temerão, e esperarão no Senhor.

4 Bem-aventurado o varão cuja esperança é o nome do Senhor, e não voltou os olhos para as vaidades e necessidades enganosas.

5 Senhor, Deus meu, tu tens feito muitas obras maravilhosas, e não há quem te seja semelhante nos teus conselhos; eu os anunciei e falei; têm-se multiplicado inumeravelmente.

6 Sacrifício e oferenda não quiseste; mas me formaste orelhas perfeitas; e holocaustos pelo pecado não pediste.

7 Então disse: eis aqui venho; na cabeceira do livro está escrito de mim,

8 Para fazer a tua vontade, Deus meu, eu o quis; e no íntimo do meu coração desejei se cumprisse a tua lei.

9 Anunciei a tua justiça na igreja grande; eis aqui não demorarei os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

10 Não escondi a tua justiça no meu coração; mostrei a tua verdade e o teu Salvador; não escondi a tua misericórdia e a tua verdade a uma congregação numerosa.

11 Mas tu, Senhor, não alongues de mim as tuas misericórdias; a tua misericórdia e a tua verdade sempre me ampararam,

12 Porquanto me cercaram males que não têm número; senhorearam-me as minhas iniquidades, e eu não pude vê-las; multiplicaram-se mais do que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração me desamparou.

13 Seja do teu agrado, Senhor, o livrares-me. Senhor, volta os olhos para me socorreres.

14 Sejam confundidos e envergonhados a um tempo aqueles que buscam a minha vida para tirar-ma; voltem atrás, e fiquem confundidos os que me desejam males.

15 Sofram em continente a sua confusão os que me dizem: Bem, bem.

16 Regozijem-se e alegrem-se sobre ti todos os que te buscam; os que amam teu Salvador, digam sempre: Engrandecido seja o Senhor.

17 Mas eu sou mendigo e pobre; o Senhor está cuidadoso de mim; favorecedor meu e protetor meu és tu; Deus meu, não tardes.



[1] Este salmo na Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, possui 18 versículos; todavia, para se conformar com a numeração de versões atuais da Bíblia a introdução que ocupava todo o 1º versículo foi colocada entre parênteses.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt (Nota importante sobre a enumeração dos salmos)


.

Abrir